Estande do Agro estará presente no Mutirão Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal

Caravana desembarca em Luziânia nos dias 28 e 29 de maio. Ação do governo inclui entrega de cartões do Aluguel Social, distribuição de senhas para consultas e exames médicos, entre outros serviços. No espaço do agro, serão compartilhadas informações e orientações ao público, além da realização de inscrições de cursos do Goiás Social

A 6ª edição do Mutirão Governo de Goiás será realizada no próximo fim de semana, dias 28 e 29 de maio, em Luziânia, na região do Entorno do Distrito Federal. A estrutura montada na Avenida Lucena Roriz, na esquina com a Rua Jaboticabal, no distrito do Jardim Ingá, terá capacidade para receber 70 mil moradores. Nos dois dias de programação, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, com a facilidade de o atendimento ser prestado fora do horário comercial e em um único local.

“É função do Estado manter essa proximidade com o povo, ouvir as necessidades da população e ajudar”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. Segundo ele, a escolha do município foi estratégica, tendo em vista o grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Um dos destaques será a entrega de 437 cartões do programa Mães de Goiás, programa que contempla mães de crianças de zero a seis anos de idade com o repasse de R$ 250 mensais para compra de alimentos e medicamentos.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) marcará presença junto das jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), além de participação especial do grupo Faeg Jovem de Luziânia, no Estande do Agro. A Seapa realizará inscrições para cursos de Avicultura e Olericultura do Goiás Social, distribuição de material educativo sobre o setor agropecuário, orientação sobre Programas, como o Cerveja de Mandioca, Regulariza Campo, Bioinsumos, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Fundiário e FCO Rural.

A Emater fará plantão técnico voltado para a agricultura familiar, tirando dúvidas e apresentando soluções sobre produção de hortaliças, hidroponia, aquaponia, avicultura, entre outras atividades, além de apresentar as ações de assistência técnica e extensão rural oferecidos pelas unidades locais. Já a Agrodefesa acompanhará o preenchimento de Guia de Trânsito Animal (GTA) e de permissão de Trânsito Vegetal, para interessados, além de ações de educação sanitária e informações sobre vacinação de animais. Complementando as ações do Estande do Agro, a Ceasa entregará material explicativo sobre o funcionamento do entreposto, enquanto o grupo Faeg Jovem de Luziânia fará demonstrações e orientações sobre a prática da compostagem.

Outros benefícios

Entre os benefícios oferecidos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) estão andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil (para crianças com até dois anos de idade), leites especiais (para crianças com até um ano), cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões caixa de ovo e enxovais para gestantes e mães de bebês com até um mês de vida. Já a Agência Goiana de Habitação (Agehab) fará a entrega de mil cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social.

De acordo com o coordenador do Mutirão Governo de Goiás, Paulo Ortegal, esta edição será realizada em parceria com a Prefeitura de Luziânia, que apresentou ao Estado as principais demandas da população. “Esta é uma reivindicação antiga do prefeito e da população, que pediram ao governador que levasse o Mutirão ao Entorno. Vamos atender aos anseios dessas pessoas, que precisam sentir a presença do poder público”, explicou.

Visando à profissionalização de jovens e adultos e à oferta de vagas de emprego, a Secretaria da Retomada também estará presente no evento. Nos guichês do Vapt Vupt e no Expresso Totem será possível ter acesso a serviços do Detran, Ipasgo e Saneago, entre outros. A Secretaria da Saúde vai ofertar consultas e exames oftalmológicos. Equipes da prefeitura vão oferecer serviços de odontologia, vacinação e doação de cestas básicas.

“Há uma grande expectativa na cidade para a realização do Mutirão Governo de Goiás, afinal a população sabe que terá acesso a serviços e benefícios de forma mais rápida que o habitual. E como ainda vivemos momento de crise, devido à pandemia e à situação econômica do país, a busca pelos atendimentos na área social fica mais evidente, aumentando ainda mais a expectativa dos mais vulneráveis socialmente”, celebrou o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto.

A última edição do Mutirão Governo de Goiás ocorreu nos dias 14 e 15 de maio no Conjunto Vera Cruz, região Oeste de Goiânia e ultrapassou 130 mil serviços atendimentos.

Serviço

Assunto: 6º Mutirão Governo de Goiás chega a Luziânia, no Entorno do Distrito Federal
Quando: Sábado (28/05), das 8h às 16h, e domingo (29/05), das 8h às 12h
Onde: Avenida Lucena Roriz, esquina com a Rua Jaboticabal, Jardim Ingá, Luziânia (GO)