Estande do agro leva serviços para população na 3ª edição do Mutirão do Governo de Goiás

Emater participou com presença de profissionais do órgão para apresentar a entidade, tirar dúvidas e mostrar programas estaduais voltados para o fomento produtivo rural. Instituição levou ainda estrutura para demonstrar aquaponia, tecnologia que integra criação de peixes e horticultura. Edição ofereceu no total 120 mil atendimentos para população da Região Sudoeste de Goiânia | Imagens: Enio Tavares e Fernanda Garcia

A terceira edição do Mutirão do Governo de Goiás foi realizada nos últimos sábado (12) e domingo (13), no estacionamento do Portal Sul Shopping, na Região Sudoeste de Goiânia, com presença da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), reunidos em um estande especialmente voltado para o segmento agropecuário goiano.

Assim como nas duas edições anteriores, as instituições levaram informações sobre programas e ações executados pelo Governo do Estado para fomentar a inclusão produtiva rural. Equipes tiraram dúvidas sobre o Agro é Social – gerando renda e transformando vidas, o Goiás Social, o Regulariza Campo, o Crédito Fundiário, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa da Cerveja de Mandioca, o Mecaniza Campo, o Selo Arte, o Programa Estadual de Bioinsumos e outras iniciativas.

Para o titular da Seapa, Tiago Mendonça, o Mutirão do Governo de Goiás é importante porque proporciona um momento de contato direto com a população, sobretudo a parcela mais carente. “Temos muito orgulho de cumprir esta missão dada pelo governador Ronaldo Caiado. A Seapa e os parceiros sempre mostram a importância do setor agropecuário e disponibilizam um leque de produtos e serviços gratuitos para a população”, declara.

A Emater, além dos profissionais para apresentar a entidade ao público e tirar dúvidas, contou com a demonstração de um sistema de aquaponia, estrutura que integra criação de peixes e produção de verduras. Simples e barata, a tecnologia é ideal para agricultores familiares ou para pessoas que queiram implantar a atividade no próprio quintal de casa.

“Nosso intuito é mostrar alternativas produtivas que cabem na realidade do produtor de pequeno porte ou até mesmo de quem quer apenas produzir seu próprio alimento”, explica a diretora de Gestão Integrada da Emater e presidente em substituição, Maria José Del Peloso, presente no evento. “É muito importante que a população possa conhecer de perto o trabalho da entidade”, acrescenta.

Parceiros

Para esta edição do Mutirão do Governo de Goiás, as demais jurisdicionadas à Seapa também levaram atendimento ao público. A Ceasa disponibilizou material informativo sobre o funcionamento da empresa e tirou dúvidas sobre como se tornar comerciante nas Centrais. Além de banners e flyers, a Agrodefesa contou com equipes para informar sobre normas, procedimentos e programas ligados à sanidade animal e vegetal. Nos totens Expresso, os interessados puderam ainda emitir licenças e outros documentos importantes para os agropecuaristas.

Outro parceiro, o Senar Goiás montou uma estrutura para a demonstração de sistema de hidroponia. Os técnicos da organização forneceram ainda informações sobre olericultura orgânica, ou seja, cultivo de hortas sem utilização de agrotóxicos, e sobre hidroponia, técnica de cultivo em estufas e sem o uso do solo.

Saiba mais

A terceira edição do Mutirão do Governo de Goiás representa a retomada do projeto que teve início no ano passado, em homenagem ao ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende (1933-2021).

A estrutura montada especialmente para o evento abriga órgãos estaduais e parceiros, como a Prefeitura de Goiânia, o Tribunal de Justiça (TJGO), o Ministério Público Estadual (MPGO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). Ali são oferecidos serviços variados, entre eles: emissão de documentos, realização de consultas e exames, oferta de vagas de emprego, corte de cabelo, inscrição em programas sociais, distribuição de benefícios, palestras e orientações.

A primeira edição do Mutirão, na Região Noroeste de Goiânia, em novembro último, recebeu 55 mil pessoas e contabilizou 70 mil atendimentos. A segunda, em Aparecida de Goiânia, em dezembro, atraiu 65 mil pessoas e realizou 80 mil atendimentos. Já esta edição bateu a marca de 120 mil atendimentos.

Equipe da Emater ao lado do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça

Comunicação Setorial da Seapa, com informações da Emater – Governo de Goiás