Extensionista rural é peça fundamental para diminuir indicadores de desigualdade no campo, aponta presidente da Emater

“A Emater Goiás tem conduzido todos os seus esforços no sentido de fazer com que os resultados promissores do agro também alcancem as famílias rurais em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, durante sua participação no Webinar Nacional pelo Dia do Extensionista Rural. O evento foi promovido na manhã desta terça-feira (01) pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

Vice-presidente da Asbraer para a região Centro-Oeste, Pedro Leonardo foi uma das autoridades escolhidas para representar os Estados que compõem a região. Na ocasião, a liderança apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam que aproximadamente 10% das famílias em situação de vulnerabilidade social em Goiás estão situadas na zona rural. Segundo ele, o Governo de Goiás, por meio da Emater, vem trabalhando para diminuir os números relativos à desigualdade social no campo.

O presidente explicou ainda que o cenário positivo do agronegócio pode alcançar o segmento da agricultura familiar através dos profissionais da extensão rural, responsáveis por viabilizar o acesso dos pequenos produtores às novas tecnologias.  “O nosso objetivo com todos esses investimentos [em ferramentas tecnologicamente avançadas] é melhorar o acesso à carteira de serviços que o extensionista rural tem para apresentar em benefício das famílias rurais, mas nada substitui a presença do extensionista”, disse. “O trabalho do extensionista é um trabalho de cuidado com a família, como se fosse de um médico. Ele precisa estar presencialmente reiterando seu apoio”, completou.

Com mais de 600 espectadores, o Webinar destacou as atividades realizadas pelos extensionistas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o território brasileiro. Foram exibidos vídeos para ilustrar um fragmento do que vem sendo realizado pelos profissionais de cada região do País. A Ater pública está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, contando com o empenho de mais de 15 mil extensionistas que atendem a mais de duas milhões de famílias rurais.

Em seu pronunciamento, o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, ressaltou sobre o papel desses trabalhadores para impulsionar a economia, com a geração de renda, abertura de novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida. “O trabalho do extensionista rural é de suma importância no campo de forma a levar novas técnicas de produção que facilite a vida do agricultor. Por isso, no dia do extensionista, vamos enaltecer sua importância para o desenvolvimento do campo e econômico e social do Brasil”, declarou.

Participaram do evento autoridades como o diretor-presidente da Emater/MG, Gustavo Laterza; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Ater, Zé Silva (SD/MG); o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke; e a secretária de agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

Dia Nacional do Extensionista Rural

No dia 6 de dezembro de 1948 foi oficializada, na Emater de Minas Gerais, uma das primeiras experiências brasileiras direcionadas para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais. Nascia aí a primeira Ater Pública do Brasil. Em alusão a essa data, o deputado Narcio Rodrigues (PSDB/MG) apresentou o Projeto de Lei 2.191/07, instituindo o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural. O projeto foi aprovado em 2011 e transformado na Lei Ordinária 12.386/2011 no dia 3 de março.

ASSISTA O WEBINAR NA ÍNTEGRA AQUI.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com