Formosa lidera criação de empregos no agro entre municípios brasileiros no mês de abril

Estado também se destaca no cenário nacional, com 2,3 mil postos formais criados no campo no quarto mês do ano – melhor desempenho no Centro-Oeste e terceiro melhor do país (Foto: Enio Tavares/Seapa)

A agropecuária goiana criou 2.317 empregos em abril. O desempenho colocou Goiás na primeira posição da região Centro-Oeste e na terceira posição nacional entre os estados que mais criaram postos formais no agro no quarto mês do ano. Já entre os municípios, Formosa teve o maior saldo positivo do país: 1704 vagas. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o MTE, em abril o agronegócio goiano registrou 9.317 admissões e 7 mil desligamentos. As atividades que mais contribuíram para o saldo positivo do setor foram a produção de sementes e mudas certificadas e as lavouras temporárias. O maior número de novos postos com carteira assinada foi proporcionado pelas lavouras temporárias, puxadas sobretudo pelo cultivo de cana-de-açúcar.

“Estes números mostram a importância cada vez maior do agro goiano. De janeiro a abril, tivemos um saldo positivo de 11,1 mil empregos no campo em Goiás. Isso significa milhares de famílias impactadas positivamente por novas oportunidades”, ressalta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.  O gestor lembra ainda que, em abril, o estoque de empregos no agro estadual cresceu pelo quarto mês seguido, atingindo 126,1 mil vagas. Segundo a metodologia do Caged, o estoque se refere ao número de postos com carteira assinada ocupados no período.

Caged

Instituído pela Lei nº 4.923/65, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um registro obrigatório e permanente de admissões e dispensas de colaboradores contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além de servir de termômetro do andamento de parte da economia real do país, é amplamente utilizado em estudos, pesquisas, projetos e programas nas esferas privada e governamental. Um deles é o Seguro-Desemprego.


Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás