Fruto do Nordeste surge como fonte de renda para agricultura familiar em Goiás

Mangaba vem sendo cultivada por produtores locais com aposta na novidade de gosto exótico

A mangaba é um fruto proveniente da mangabeira, árvore nativa do Brasil e muito presente no Cerrado devido ao clima tropical. Sua polpa é suculenta, ligeiramente leitosa e azeda. A sua exploração extrativista está associada aos pequenos agricultores e constitui fonte de renda para a família.

Os fatores que contribuem para a exploração da cultura são:

• A grande aceitação e consumo da fruta e da polpa no Nordeste. Porém, no Cerrado, é menos consumida, provavelmente por falta de divulgação e oferta;
  • Polpa pouco calórica: 47 a 60 calorias/100 g;
  • Alto potencial de produção de frutos: > 100 kg/planta ou > 10 t/ha/ano;
  • Já existem alguns plantios pioneiros no bioma Cerrado e na região Nordeste;
  • A espécie pode ser cultivada em solos marginais (acidentados, arenosos, pedregosos);
  • Interesses ambientais e comerciais favorecem seu cultivo ou extrativismo sustentável.

Um artigo escrito pela estudante de agronomia e estagiária da Emater, Amanda Carvalho, demonstrou as potencialidades da produção da mangaba. No gráfico abaixo, é possível ver qual a média de extração no Brasil:

Usos e formas de exploração

Devido ao sabor característico e agradável, os frutos maduros são muito apreciados in natura pelas populações locais. A polpa dos frutos pode ser armazenada congelada, e como as de outras fruteiras conhecidas, é utilizada no preparo de suco, picolé, sorvete, doce, geleia e licor. A planta é laticífera e sua borracha tem potencial de uso.

Agricultura familiar

O cultivo da mangaba oferece excelente oportunidade de renda, sobretudo para os pequenos agricultores, propiciando um ótimo incremento ao agronegócio familiar podendo ser cultivada em consórcio com outras atividades.

Durante parte do ano, inúmeras famílias têm na colheita e na comercialização da mangaba uma importante ocupação e fonte de renda. Análises recentes de viabilidade econômica do cultivo da mangabeira indicam que, em um plantio bem conduzido, a produtividade pode alcançar até 10 toneladas de hectare por ano, com rendimento líquido anual entre R$ 8 a R$ 14 mil anualmente, o que é superior ao ganho proporcionado pela maior parte dos cultivos tradicionais.

Custo: Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o preço mínimo de comercialização nas principais capitais da região Centro-Oeste gira em torno de R$ 1,20, bem abaixo do preço mínimo no Nordeste, em torno de R$ 2,50.

Custo de produção: Os custos totais de implantação e manutenção de um hectare de mangaba giram em torno de R$ 2.955,40 para implantação e R$ 3.232,40 para manutenção. Esses valores podem variar em função da região, do sistema de plantio e dos espaçamentos.

Locais de venda: Os frutos podem ser distribuídos nos mercados centrais, ceasas, fábricas de polpas, sorveterias e lanchonetes.

A receita média obtida com a produção de mangaba pode chegar a R$ 20.182,80 para uma produção média de 9.174 kg de plantas. O lucro obtido na produção de mangaba terá um resultado satisfatório em quatro anos após o plantio, devido a primeira colheita ocorrer três anos após o plantio. Os custos totais com a implantação e manutenção são relativamente baixos se comparados com o lucro que o produtor irá obter.

Demonstração do resultado da produção de mangaba em R$ por hectare/ano

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Nivaldo Ferreira
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com

O artigo citado é uma produção da Gerência de Inteligência Territorial da Emater, com redação da estagiária em agronomia Amanda Carvalho Monteiro e supervisão do gerente do setor, Guilherme Resende Oliveira, e o analista da Emater, Adriano Silva de Faria.