Futuro da produção agrícola e segurança alimentar são temas na 9ª Festa da Semente, em Mineiros-GO

Festa da Semente busca resgatar a cultura das sementes crioulas

Pensar modelos produtivos diversificados, atender a demanda por uma alimentação saudável e desenvolver sistemas sustentáveis têm sido questões de destaque em discussões ligadas ao setor agrícola. Esses são apenas alguns dos assuntos que serão tratados na 9ª Festa da Semente, que acontece nas próximas quinta (12) e sexta-feira (13), no Auditório Frank Green, em Mineiros.

O evento é realizado pela prefeitura da cidade, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O órgão também participa da programação com uma palestra sobre sucessão familiar no campo, ministrada pela técnica da unidade local da Emater em Mineiros, Marcilênia Vilela de Souza.

Consolidada como um importante espaço regional de conexão entre trabalhadores e trabalhadoras do campo, a festa está dividida em três mesas-redondas. O intuito é articular um debate sobre os modelos produtivos agrícolas e o cultivo de sementes como estratégia para garantir a preservação da biodiversidade e disseminação de hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, segundo a secretária de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços de Mineiros, Priscila Bueno, a celebração coloca o município em evidência dentro do cenário econômico.

“A Festa da Semente é um espaço que visibiliza a agricultura familiar da região, ressaltando a importância da produção de alimentos e de quem produz. O evento também resgata as sementes crioulas, espécie importante que fez parte do hábito alimentar das comunidades e veio se perdendo ao longo do tempo”, explica.

Programação

No primeiro dia de evento, a mesa-redonda de abertura irá discutir sobre segurança alimentar, alimentação saudável e sistemas de produção sustentáveis. Já a segunda mesa promoverá uma discussão sobre o futuro da produção agrícola, e, na sequência, especialistas levantarão questões a respeito da integração entre o campo e a cidade. O movimento Slow Food e o projeto “Do Campo à Cidade” são alguns dos subtemas.

Também estão incluídas na programação uma exposição de fotografias do Parque Nacional das Emas, unidade de conservação localizada na região sudoeste de Goiás, e uma missa sertaneja, com o Grupo Santo Antônio. Além disso, serão realizados a Feira Coberta de Mineiros, espaço voltado para a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar, e o Encontro da Troca de Sementes.

SERVIÇO
9ª Festa da Semente
Data: 12 e 13 de setembro (quinta e sexta-feira)
Local: Primeiro dia – Auditório Fran Green (Sexta Avenida, 15, Centro, Mineiros-GO)
Segundo dia – Feira Coberta Municipal Sebastião de Oliveira (Praça do Tote, Bairro Mineirinho, Mineiros-GO)
Ingresso: uma porção de mudas ou de sementes ou R$ 10

______
Comunicação Setorial – Emater
Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com