Goiás apresenta cenário favorável para fruticultura, destaca especialista

A perspectiva sobre o setor da fruticultura foi tema da live transmitida nesta quarta-feira (15) no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O cenário da fruticultura nacional e goiana foi apresentado pelo técnico agrícola da Emater, José Luiz Pereira. A transmissão também teve contribuições dos engenheiros agrônomos da Agência, Glaucia Aparecida Prado e Jason Ferreira Bueno.

Em 2020, a fruticultura nacional bateu recorde de exportação, sendo que o Brasil é o terceiro maior exportador de frutas do mundo. Segundo José Luiz, Goiás possui recursos naturais e climáticos favoráveis para a produção de frutas, segmento que vem ganhando atenção nos últimos anos no Estado. 

“A melancia goiana possui padrão de produção para exportação e já exporta na América do Sul”, conta José Luiz, que destaca a importância do marketing para popularização dos produtos regionais entre os consumidores e o fortalecimento do mercado de frutas.

De acordo com o especialista, o consumo de frutas vem crescendo nos últimos anos e a cadeia produtiva da fruticultura em Goiás merece espaço nas políticas públicas e qualificação de produtores rurais. “A fruticultura depende muito de conhecimento e experiência em campo”, explica. 

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias