Goiás está na lista de Estados com bônus para produtos da agricultura familiar em janeiro

Programa do Mapa aplica bônus quando valor de mercado de produtos fica abaixo do preço de referência; benefício pode ser utilizado por agricultores familiares como desconto em parcelas de financiamento no Pronaf

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na última semana, a relação dos produtos da agricultura familiar com bônus de desconto, em janeiro, aos agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Goiás está entre os Estados contemplados neste mês pelo benefício. 

O bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos enquadrados no programa fica abaixo do preço de referência. O produtor rural pode utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Pronaf. 

A lista com os produtos e os Estados contemplados tem validade até o dia 9 de fevereiro deste ano, conforme a Portaria nº 1, da Secretaria de Política Agrícola.  

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, castanha de caju, mamona em baga, manga, maracujá e raiz de mandioca. Já os Estados, além de Goiás, que integram a lista deste mês são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Para os agricultores familiares que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Os valores de desconto de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pelo Mapa.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com