Goiás Social entrega quase 3 mil certificados de cursos de capacitação

Programa já investiu mais de R$ 1,76 mi em empreendimentos agrícolas

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuário (Emater) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Secretaria da Retomada, já entregou 2.441 certificados em cursos na área de avicultura (1.366), olericultura (808), mandiocultura (53) e apicultura (214) por meio do programa Goiás Social.

Além disso, já foram investidos aproximadamente R$ 1,76 milhão através do cartão do Crédito Social, benefício entregue para os participantes que concluíram os cursos de avicultura e olericultura e que se adéquam aos critérios estabelecidos.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, comemora o avanço do projeto no Estado. “As entregas do Goiás Social têm impactado a vida de centenas de pessoas. E esse é o papel da Emater: transformar realidades por meio da assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária”, diz.

Segundo Júlio César de Moraes, coordenador do Goiás Social na Emater, a Agência atua tanto durante o processo de qualificação desses participantes quanto no momento posterior. “A Agência oferece capacitação e orientação técnica, acompanhando de perto a implementação desses projetos”, comenta.

A força tarefa organizada pela Emater junto a Seapa e parcerias com as prefeituras, já levou o Goiás Social para 45 municípios. O objetivo inicial era alcançar 3.500 pessoas até o final do prazo estabelecido, mas, ainda de acordo com Júlio César, há a expectativa de se atingir um número maior que esse. “Provavelmente superaremos a meta inicial neste mês de junho”, reitera.

Histórico

O programa Goiás Social surgiu em junho de 2021 e tem como objetivo ajudar famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Estado, ampliando o nível de capacitação e apoio financeiro de pessoas que tem interesse de entrar para o mercado de trabalho ou empreender no setor agrícola, além de melhorar a forma de sustento de famílias que residem no meio rural.

O projeto foi criado pelo Governo do Estado, reúne várias áreas da Administração Pública e conta com o apoio da Emater desde o início. Com o auxílio da Agência na seleção dos municípios e das famílias atendidas, o Goiás Social procura superar a pobreza e as desigualdades sociais nas regiões na qual está presente.

De antemão, além de auxiliar na seleção, a Emater também é responsável por identificar as propriedades e orientar sobre a forma correta de usar o espaço disponível, além de cooperar para que este se torne mais produtivo.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias