Governo de Goiás beneficia produtores rurais e população de 80 municípios com entrega de máquinas

Governo de Goiás, Ronaldo Caiado

Um total de 113 retroescavadeiras foi entregue nesta quinta-feira, 28 de novembro, a 80 municípios goianos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As máquinas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar da bancada federal goiana da legislatura anterior, no valor de R$ 113 milhões, destinados aos municípios pelo prazo de 60 meses, dentro do contrato de repasse de patrulha mecanizada. O contrato, estabelecido entre o governo estadual e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prevê a disposição de 545 máquinas, no total, cedidas pela Seapa às prefeituras e entregues, segundo cronograma, desde o mês de março deste ano até fevereiro de 2020.

Durante a solenidade de entrega, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância dos deputados federais, estaduais, senadores – todo o Legislativo – nas votações, mesmo as mais difíceis, para avançar nas questões que dizem respeito a melhorias para o Estado. “Sem a nossa bancada forte e atuante, Goiás não teria condições de avançar na aquisição de maquinários, na melhoria de infraestrutura. É preciso dar a cada um sua parcela de responsabilidade para fazermos tudo isso acontecer, para construirmos um Estado forte”, ressaltou.

Caiado enfatizou, ainda, o trabalho da Seapa, na figura do secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, para destravar as amarras que dificultavam a disponibilização do maquinário às prefeituras. “A Seapa foi recriada em nosso governo. Não havia condições de um Estado como Goiás não ter uma Secretaria de Agricultura. Era como Roma não ter um papa! E o trabalho que tem sido feito pelo secretário Antônio Carlos tem se destacado no cenário nacional, inclusive junto à ministra Tereza Cristina. E, graças a esse trabalho, podemos fazer essa entrega hoje, do Governo de Goiás aos prefeitos aqui presentes, para que essas máquinas saiam daqui 100% regularizadas”, elogiou.

O vice-governador do Estado, Lincoln Tejota, destacou o empenho do Governo de Goiás em proporcionar melhorias para o interior e das parcerias construídas entre todos os setores para atender aos municípios. “Precisamos estar unidos e com os olhos voltados às necessidades do interior. O governador Ronaldo Caiado deu a determinação desde seu primeiro dia de governo em dar atenção para os municípios e estamos unindo esforços de todos os lados para atender as necessidades de todos”, salientou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a importância do esforço conjunto entre o Governo de Goiás, Legislativo, União e municípios para a concretização da entrega do maquinário. “É uma parceria muito bem estabelecida e consolidada, que nos permite hoje contemplar esses 80 municípios. Temos a convicção de essas máquinas vão contribuir muito para a manutenção da zona rural, das estradas vicinais, de todos os nossos municípios goianos, beneficiando produtores rurais e toda a população do Estado”, acrescentou. O secretário destacou, ainda, o empenho do Governo de Goiás e de todas as secretarias e autarquias para que tudo ocorresse bem, desde as pastas que contribuíram para a realização do evento, como a Goinfra e a Seduc, até as jurisdicionadas da Seapa – Agrodefesa, Emater e Ceasa – sempre presentes em todas as ações voltadas à melhoria do agro em Goiás.

Informações da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767