Governo de Goiás entrega tratores e grades aradoras a 11 municípios goianos

Investimento total na compra de máquinas e equipamentos foi de R$ 2,6 milhões. Recursos foram direcionados pelo então deputado José Mário Schreiner e repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com contrapartida do Estado (Foto: Enio Tavares/Seapa)

Onze municípios goianos receberão máquinas e equipamentos agrícolas nesta sexta-feira (5/5), às 9 horas, em evento na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A cerimônia de entrega simbólica terá a presença do secretário Pedro Leonardo Rezende e do presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças estaduais e municipais. Ex-deputado federal, Schreiner foi o autor da emenda que destinou recursos para a aquisição dos itens. O investimento totalizou R$ 2,6 milhões, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e contrapartida do Governo de Goiás.

A Seapa licitou 11 tratores agrícolas e 11 grades aradoras, e também elaborou os termos de cessão de uso aos municípios contemplados nesta leva de entregas do projeto Mecaniza Campo. São eles: Araguapaz, Caldas Novas, Campo Limpo, Hidrolândia, Ipameri, Jussara, Mutunópolis, Mara Rosa, Montes Claros de Goiás, Paranaiguara e Portelândia. Cada município receberá um conjunto de trator e grade aradora, no valor de R$ 237 mil. Além de se comprometer com a conservação e a destinação correta dos bens, a prefeitura local terá de enviar dois técnicos para serem capacitados e operarem com segurança o maquinário.

Titular da Seapa, o secretário Pedro Leonardo Rezende lembra que o Governo de Goiás repassou mais de 800 máquinas e equipamentos aos municípios goianos nos últimos quatro anos. “Foram mais de R$ 178 milhões em investimentos que alcançaram praticamente todos os municípios goianos. A gestão do governador Ronaldo Caiado sempre teve essa preocupação especial com o interior do Estado, de descentralizar as ações, fazer parcerias com as prefeituras, levar desenvolvimento para todos os cantos. Esta é mais uma ação neste sentido. Não podemos esquecer que entregar tantos benefícios só foi possível porque trabalhamos juntos com a Bancada Goiana no Congresso e o Governo Federal”, destaca.

O Mecaniza Campo já proporcionou a cessão de retroescavadeiras, motoniveladoras, pás-carregadeiras, caminhões e outros itens a 243 municípios goianos. Para a gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Cláudia Nogueira, com estas entregas, o projeto está ajudando a transformar realidades. “Estivemos em Flores de Goiás, por exemplo, e vimos os equipamentos do Mecaniza Campo sendo usados pela Prefeitura para escavar os tanques que serão usados pelos agricultores familiares no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Isso é inclusão produtiva, ou seja, é oferecer oportunidade para quem quer trabalhar e prosperar. E a parceria das prefeituras é muito importante neste sentido”, relata.

Retirada

Ainda nesta sexta-feira (5/5), após a cerimônia de entrega simbólica dos tratores e grades aradoras aos gestores municipais, será realizada a capacitação dos técnicos indicados pelas prefeituras. A retirada do maquinário estará liberada apenas com a conclusão da atividade, que é chamada de “entrega técnica”. Os municípios ficarão responsáveis pelo transporte dos bens. Os tratores e grades aradoras deverão ser retirados no pátio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás