Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até dia 30 de novembro em Goiás

Estado segue planejamento de erradicação da doença, que prevê fim da vacinação em maio de 2021

Foi lançada oficialmente, na última segunda-feira (04), a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de Goiás. A expectativa para esta etapa é imunizar 10 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, de zero a 24 meses de idade. A campanha segue até o dia 30 de novembro em todo o Estado.

A vacinação é necessária para garantir a sanidade do rebanho e manter a comercialização da carne goiana tanto para o Brasil quanto para os mercados externos. O Brasil possui o Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA) e, a partir da implantação do Plano Estratégico PNEFA 2017-2026, o País seguirá um cronograma progressivo de suspensão da vacinação contra a doença, com o objetivo de ser reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

Para garantir esse objetivo, é necessária a integração de todos os pecuaristas, bem como os órgãos envolvidos nesse planejamento.

Participaram do lançamento, realizado na Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo de Paula Rezende; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado; o superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, José Eduardo França; o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira Júnior; a diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Olízio Claudino da Silva; o presidente da; o vice-presidente do Fundo Indenizatório no Estado de Goiás (Fundepec), Antônio Flávio Camilo de Lima e o representante da Empara Arroz e Feijão, Romeu Pereira Santos.

Plano estratégico

O Plano Estratégico PNEFA 2017-2026, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visa o envolvimento conjunto entre governo federal, serviço veterinário estadual e setor privado. Esta é uma das últimas campanhas de vacinação contra a febre aftosa em Goiás, já que a previsão é suspender a exigência de vacina até maio de 2021.

O Brasil está há 24 anos sem focos da febre aftosa. Desde 1995, não se identificou mais animais com a doença, o que só foi possível graças à vacinação de todos os rebanhos. Nesse sentido, a Agrodefesa realiza o trabalho de inspeção e vistoria de rebanhos para confirmação laboratorial das doenças e constatação de que não há incidência de aftosa em todos os municípios goianos.

Coordenadas geográficas da propriedade

Nesta etapa da vacinação, a Agrodefesa começa a exigir a indicação das coordenadas geográficas da propriedade rural para cadastramento da Declaração de Vacinação. Essa indicação é simples e as coordenadas podem ser identificadas pelo próprio produtor.

Informações da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767