III Curso de Agroecologia chega ao fim, capacitando agricultores e estudantes em Mineiros

Turma do III Curso de Agroecologia em Mineiros

Com o propósito de difundir técnicas sustentáveis de produção, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), promoveu mais uma edição do III Curso de Agroecologia: “A Convergência”, no município de Mineiros, localizado na região sudoeste de Goiás. A formação teve início em março deste ano e chegou ao fim no último sábado (23), capacitando 30 participantes, entre agricultores e estudantes universitários.

O conteúdo programático trouxe a abordagem de diversos temas, como as bases científicas da agroecologia, apicultura e meliponicultura. Os alunos tiveram também experiências práticas, visitando propriedades da região que utilizam sistemas agroecológicos, agroflorestais e de cultura biológica.

Durante o encerramento, foi realizada uma palestra sobre sucessão familiar, ministrada pela extensionista social da Emater Marcilênia Vilela, que atentou para a importância da discussão do assunto como forma de garantia do patrimônio construído pelas famílias rurais. Um grupo de alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Jataí assistiu a conferência como atividade especial para a disciplina de Extensão Rural e Políticas Públicas.

Uma das coordenadoras do curso, a extensionista Márcia Maria de Paula avalia que o projeto é uma atividade essencial para estimular práticas agroecológicas no campo. “Os relatos positivos dos agricultores reforçam a importância dessa temática de produção de alimentos de forma sustentável”, afirma. “Alguns participantes falaram sobre o quanto o curso foi revelador e muitos já colocaram em prática as experiências agroecológicas que vivenciaram”, acrescentou.

Ainda de acordo com a técnica da Emater, a intenção é que novas edições sejam realizadas nos próximos anos, ampliando ainda mais os conceitos que permeiam a perspectiva ecológica da agricultura.

Além de Márcia Maria, a coordenação foi composta por Marcilênia Vilela e Paulo César Albuquerque. A iniciativa é uma realização da Emater e do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mineiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agrigultoras Familiares de Mineiros (COOPERMIN) e Cooperativa de Crédito Rural de Mineiros (CREDITAG).

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767