Integra Zebu apresenta primeiros resultados na Unidade Demonstrativa da cidade de Goiás

Programa visa à recuperação de pastagens através da utilização de sistemas integrados

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realiza, no dia 8 de dezembro, um dia de campo na cidade de Goiás para apresentar os primeiros resultados obtidos pelo Programa Integra Zebu.

O projeto, idealizado em 2021, prevê a recuperação e/ou reforma de pastagens degradadas utilizando os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), integração lavoura-pecuária (ILP) e integração pecuária-floresta (IPF), além de outras tecnologias.

“O Integra Zebu tem como objetivo incentivar e mostrar os benefícios que a melhoria da condição da pastagem traz tanto para a produção de carne quanto para a produção de leite”, explica a assessora técnica da Emater, Ana Kássia Ribeiro.

A cidade de Goiás é sede de uma das quatro unidades demonstrativas do programa. Na propriedade escolhida, gerida pela produtora Benedita Ivani, está sendo implementado o sistema de integração pecuária-floresta (IPF) e o dia de campo será voltado para apresentar os resultados no terreno.

“Geralmente, os sistemas integrados utilizam-se do eucalipto. Neste caso em específico, a novidade é que o componente florestal usado na integração foi o Baru, uma planta nativa do Cerrado”, destaca Ana Kássia.

O dia de campo também contará com outras duas estações para a apresentação das técnicas do Integra Zebu na unidade demonstrativa de Goiás: uma voltada para o melhoramento genético e outra para o manejo de pastagem.

Melhoramento genético

Na unidade demonstrativa de Goiás, além da integração de sistemas de produção, também foram realizados trabalhos de melhoramento genético bovino com raças zebuínas, utilizando a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uma biotecnologia reprodutiva que consiste em aumentar a eficiência de reprodução dos rebanhos através da indução e sincronização da ovulação das fêmeas por meio de protocolos hormonais.

No dia de campo, a extensionista da Emater, Darminda Curado, falará sobre a importância do melhoramento genético em bovinos, além de dar mais detalhes sobre a técnica de IATF utilizada na UD Goiás.

Manejo de pastagem

O extensionista da Emater e coordenador do projeto Bovinocultura Sustentável, Fernando Coelho, será o responsável por apresentar aos produtores diversos fatores que tornam a produção de carne e leite mais vantajosa. “Farei uma colocação simples e mais abrangente sobre a maneira que estamos trabalhando com o sistema de pastagem no projeto de Bovinocultura Sustentável, para mostrar que este manejo pode ser usado em qualquer proposta que envolva a cultura de bovinos”, explica Fernando.