Integra Zebu fará demonstrações de IPF na Unidade de Referência Tecnológica de Araçu

Programa visa à recuperação de pastagens através da utilização de sistemas integrados

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realiza, no dia 15 de dezembro, um dia de campo na Estação Experimental de Araçu para apresentar os primeiros resultados obtidos pelo Programa Integra Zebu.

O projeto, idealizado em 2021, prevê a recuperação e/ou reforma de pastagens degradadas utilizando os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), integração lavoura-pecuária (ILP) e integração pecuária-floresta (IPF), além de outras tecnologias.

“O Integra Zebu tem como objetivo incentivar e mostrar os benefícios que a melhoria da condição da pastagem traz tanto para a produção de carne quanto para a produção de leite”, explica a assessora técnica da Emater, Ana Kassia Ribeiro.

A cidade de Araçu é sede da Unidade de Referência Tecnológica (URT) do programa, implementada na Estação Experimental da Emater de Araçu. O local utilizado como modelo físico do sistema de integração pecuária–floresta para que pecuaristas goianos tenham acesso a demonstrações das técnicas ali aplicadas. O objetivo é garantir a formação de agentes multiplicadores que propaguem a produção agrícola integrada de maneira inovadora e sustentável.

“O gado não precisa ter apenas boa genética. É necessário investir também em uma boa alimentação do rebanho. Nossa intenção com este dia de campo é mostrar aos produtores a eficiência de uma recuperação de pastagem para a alimentação animal que ocasionalmente melhora a produtividade de carne e leite do nosso estado”, explica João Asmar Júnior, diretor de Pesquisa Agropecuária da Emater.

O dia de campo contará com três estações para a apresentação das técnicas do Integra Zebu na Unidade Tecnológica de Araçu.

13h – Recepção e inscrições

13h30 – Estação 1: Integra Zebu | João Asmar Júnior

14h – Estação 2: Efeito do manejo de pastagem no desenvolvimento do sistema radicular da planta forrageira | Nivaldo Alves da Costa

14h30 – Estação 3: Histórico da Integração Pecuária e Floresta | Ana Kassia de Oliveira