Melhoramento genético de bovinos é tema de novo episódio do Trabalho de Campo

Em entrevista ao podcast da Emater, a assessora técnica Ana Kassia Oliveira explica como é possível melhorar o rebanho goiano de forma acessível

Está no ar, desde a manhã desta segunda-feira (23), o 2º episódio do Trabalho de Campo, podcast produzido pela Comunicação Setorial da Emater, com o objetivo de apresentar e discutir assuntos que interessam à agricultura familiar e as mais diversas áreas que compõem o agro goiano. No novo episódio, o tema é o melhoramento genético de bovinos em Goiás.

Em todo o Brasil, a evolução genética das raças criadas em solo nacional utiliza técnicas históricas, que são provadas pela atuação de produtores rurais e profissionais especializados e qualificados ao redor de todo o mundo. 

Por meio do trabalho de pesquisa, as melhores características genéticas de bovinos são aperfeiçoadas com o cruzamento entre as raças, garantindo ganhos em rusticidade, resistência a doenças e parasitas, desempenho, eficiência e qualidade. 

No segundo episódio do Trabalho de Campo, a assessora técnica da Emater Ana Kassia de Oliveira, que é zootecnista e mestra em Ciência Animal, explica como o trabalho de melhoramento genético pode ser realizado e ainda como, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Emater tem atuado para tornar o processo mais acessível.

Desde 2017, Emater e ABCZ atuam juntas por meio do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino Brasileiro, o Pró-Genética, realizando feiras e leilões em diversos municípios goianos. Um trabalho que fortalece também as cadeias produtivas de carne e leite em Goiás.

Saiba mais com o novo episódio do Trabalho de Campo: o encontro entre o que fazemos para o campo e o que o campo faz por todos nós. Disponível no Spotify.

O Trabalho de Campo é um produto da Comunicação Setorial da Emater. A coordenação, o roteiro e a apresentação são do jornalista Brunno Falcão, a produção é da estagiária Geovanna Pires, a edição de áudio é da estagiária Heloisa Sousa, a arte é de Marcos Paulo Ferreira e a edição geral é da jornalista Ana Flávia Marinho.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias