Papel da Emater na agricultura familiar de Goiás é destaque em audiência pública na Assembleia

Debate reuniu lideranças do setor público voltado ao desenvolvimento da agropecuária, prefeitos de diversos municípios goianos e agricultores que compartilharam suas histórias de sucesso e crescimento

Presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o zootecnista Pedro Leonardo de Paula Rezende destacou que a instituição tem passado por um processo de reestruturação após a posse do governador Ronaldo Caiado (DEM). A declaração foi feita durante sua participação na audiência que debateu, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás nesta quinta-feira (27), o fortalecimento da agricultura familiar e cooperativismo.

Segundo Pedro Leonardo, assim que assumiu a presidência da Emater lhe foi dada a missão de devolver à Emater o protagonismo de desenvolvimento rural do Estado que ela já teve um dia. “Este processo vai precisar da colaboração de todos e aproveito a oportunidade para agradecer o apoio que temos recebido, em especial ao deputado Wagner Neto”, que propôs a audiência pública, salientou.

O zootecnista destacou que o fortalecimento da Agência torna possível o desenvolvimento de ações para o setor da agricultura que por sua vez permite o desenvolvimento econômico do Estado. “Convido, portanto, cada um dos senhores a conhecer os projetos que temos para a Emater nos próximos anos. Trabalhamos lá com pesquisa agropecuária; a extensão que visa a aplicação de tecnologias e desenvolvimento de pesquisas em nível de campo; e assistência técnica, com ênfase sempre ao pequeno produtor. Então é importante trabalharmos juntos para fortalecimento de ambos lados.”

Estiverem presentes à mesa de debates, além de Pedro Leonardo, representantes das principais entidades que trabalham com agricultura, dentre eles o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Alair Luiz dos Santos; o superintendente regional do Banco do Brasil, Felipe Zanella; o chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Romeu Pereira dos Santos; e Vicente Teixeira, na oportunidade representando o superintendente da Companhia Nacional de abastecimento (Conab) – regional do Distrito Federal e Entorno, Rafael Borges Bueno. O evento contou também com prefeitos, assessores e caravanas dos municípios goianos.

Fortalecimento da agricultura familiar em Goiás

Wagner Neto explicou que o intuito da audiência foi provocar os órgãos representativos do setor, sejam eles públicos ou privados, para promover o segmento já que, segundo o deputado, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. “Então desenvolver este modelo é também uma forma de promover a distribuição de renda e a diversificação das produções. Atualmente vivemos um drama, que é o êxodo rural, e incentivar o segmento familiar traz como resultado o fato de conseguirmos fixar o homem e a mulher no campo, fato que é de grande importância para o nosso desenvolvimento econômico.” 

Para o deputado ainda há muito o que avançar neste cenário e, por isso, a importância de se debater sobre os principais desafios que o pequeno agricultor enfrenta no campo e ao comercializar seus produtos. “Fortalecer a mão de obra familiar e o cooperativismo é importante para todos.” Wagner Neto explicou que o objetivo do evento é colher demandas, demonstrar a necessidade do segmento aos órgãos responsáveis nos âmbitos federal, estadual e municipais.

Emater é destaque na agricultura familiar de Goiás

Especialista em Gestão Ambiental, Jesiel Campos, do Instituto Transformar, conta sobre o trabalho desenvolvido por meio do projeto Casa de Farinha. Ele também comemora os resultados. Afirma que criou um modelo de governança que conta com produtores, entes públicos como prefeituras, Emater e Banco do Brasil. “Temos criado soluções e entregado resultados. Nosso projeto é referência no Banco Mundial, e estamos conquistando a certificação”, completa.

Produtora rural de Itapuranga, Cleusa Ferraz participa da audiência pública que está debatendo a agricultura familiar, evento em curso na Assembleia Legislativa. Ela conta do sucesso da feira de produtos orgânicos em seu município, com participação de mais de 100 produtores rurais. A feira é semanal. “Muitas pessoas da cidade querem participar, mas só podem fazer parte os produtores rurais. Não temos atravessadores”, comemora.

FONTE: ALEGO