Passeio ciclístico da Virada Ambiental tem data e local definidos

Evento acontecerá na cidade de Inhumas, no dia 21 de novembro, marcando a abertura do projeto | Imagens: Divulgação

A cidade de Inhumas aderiu ao projeto Virada Ambiental na última quinta-feira (21) e irá sediar, no próximo dia 21 de novembro, o passeio ciclístico que marca a abertura do projeto. O diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira, representou a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) durante a formalização da parceria.

Também estiveram presentes o prefeito do município, João Antônio, a secretária Municipal de Meio Ambiente, Karine Vila Verde, o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Lourdivino Candido Soares, e os representantes da diretoria do Grupo de Pedal, Gilmar Motta e Valdeci Vieira, responsáveis pela mobilização dos ciclistas.

Além da questão ambiental, o passeio tem caráter solidário, destaca o diretor Antelmo. A inscrição será um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível, que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade. Detalhes sobre o circuito e as modalidades devem ser divulgados em breve.

A ação conta com o apoio da Emater; Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer; e Manicakas Bike.

Virada Ambiental

O intuito do projeto é a realização, no Dia Estadual da Consciência Ambiental, celebrado em 22 de novembro, de diversas atividades de cunho ecológico, a principal delas sendo o plantio simultâneo de milhares de mudas de árvores nativas do Cerrado em mais de 180 municípios que já aderiram ao projeto.

A Virada Ambiental foi instituída em 2019 pela Lei 20.552/GO. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio de mudas, nas condições do Cerrado. Durante a comemoração, a comunidade é convidada a refletir sobre o valor do plantio de espécies nativas do bioma, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis.