Pedro Rezende é eleito vice-presidente da Asbraer para a região Centro-Oeste

Oficialização ocorreu em Brasília durante Assembleia Geral Ordinária da entidade em conjunto com o Consepa, nesta quarta-feira (13)

O presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, foi eleito vice-presidente para a região Centro-Oeste da Asbraer – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural. A eleição se deu durante a 55ª edição da Assembleia Geral Ordinária da entidade, que ocorreu nesta quarta-feira (13), em Brasília, em conjunto com a Assembleia a Geral Ordinária do Consepa – Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária.

A direção nacional da Associação é composta por um presidente, um vice-presidente nacional e por outros cinco vice-presidentes, cada um representando uma região. A presidência ficará a cargo de Nivaldo Magalhães, presidente da Empaer – Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, recém-criada a partir da junção de três entidades do Estado da Paraíba: Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – Emater, Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba – Interpa e a Empea – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emepa). A vice-presidência será de Cleide Amorim, que hoje preside a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – Emater. A gestão vigora no biênio 2019/2021.

Para Pedro Rezende, a eleição por aclamação o imbui de uma grande responsabilidade, que ele irá levar com seriedade e comprometimento ao lado de todas as entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Centro-Oeste. “Só conseguimos crescer se andarmos juntos, lado a lado, e é essa a principal ideia que todos temos que ter em mente. O trabalho desempenhado pela rede de entidades de Ater é fundamental e crucial para o desenvolvimento de nosso País. Fortalecê-la e colocar cada um dos produtores brasileiros apoiados pela cadeia em situação de protagonismo será nossa missão”, assegura.

Diretor de Ater da Emater Goiás, Antelmo Teixeira Alves também terá papel de destaque junto à cadeia nacional da assistência técnica e extensão rural. Funcionário de carreira da associada, onde atua há mais de 30 anos, Antelmo foi eleito membro titular e Presidente do conselho fiscal do Consepa.

Presidente Pedro Leonardo de Paula Rezende e diretor de Ater, Antelmo Teixeira Alves

Goiás é destaque na assembleia nacional

Mais cedo, durante a Assembleia, ao lado dos presidentes das demais 26 Emateres do Brasil, o titular da Emater Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, representou os anseios, as demandas e os avanços do setor no Estado e na região Centro-Oeste.

Juntos, todos os dirigentes das unidades associadas colocaram em pauta os desafios da assistência técnica e extensão rural pública no Brasil. Por meio da troca de experiências e do compartilhamento de ideias, foi pleiteada a definição de novos rumos para que o pequeno produtor brasileiro seja assistido e possa contribuir sempre mais para o crescimento de nosso País.

Aos demais presidentes, Pedro Rezende apresentou o plano anual de trabalho para a Emater Goiás e levantou pontos que vão além das fronteiras institucionais da casa. Além de discutir os resultados aguardados para este período, as oportunidades de captação de recursos junto à União e à iniciativa privada para a potencialização de forças e os riscos e dificuldades de todo este percurso, o presidente da associada goiana fez questão de colocar em debate qual é o papel da Emater para a sociedade e lembrar que este deve ser o norte das ações e programas da Agência.

Neste sentido, salienta Pedro Rezende, o Governo de Goiás, por meio do governador Ronaldo Caiado, tem feito grande e significativa contribuição. “O Governo de Goiás tem manifestado total apoio à extensão, à pesquisa e à assistência técnica na Emater Goiás. Fico feliz em poder afirmar que nosso Estado está sensível e reconhece a importância para a sociedade da gestão destes processos”, assegura.

Ao pontuar o novo projeto para a qualificação do quadro técnico da Emater Goiás, o presidente enfatizou que a Assembleia da Asbraer e Consepa é um momento muito importante para conhecer a expertise de outros estados e aquelas experiências exitosas que podem ser replicadas no plano de gestão goiano, e também é um momento de contribuição no sentido inverso, a partir do compartilhamento de experiências goianas que podem ser aplicadas em outros locais e contribuir para o aprimoramento da Ater em todo o País.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814 / 99276-8126