Produtores rurais assistidos pela Emater falam sobre os desafios e a importância do trabalho no campo

Na semana em que comemora-se o Dia do Trabalhador Rural, em 25 de maio, agricultores contam suas histórias e mostram amor pela profissão

Instituído na década de 1960, o Dia do Trabalhador Rural, celebrado todo dia 25 de maio, foi criado para homenagear todos os trabalhadores e trabalhadoras do campo. A data é motivo de orgulho para Ana Rita dos Santos, 47 anos, produtora rural do município de Goianésia, assistida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Criada em uma fazenda desde a infância, a agricultora conquistou seu próprio pedaço de terra em 2007, onde começou a produzir leite, banana, maracujá e outros alimentos, junto com seu esposo e dois filhos.

A produtora contou que toda a sua família tem uma vida voltada para o campo e que os filhos, interessados pelas responsabilidades do trabalho rural, pensam em tocar os negócios da propriedade futuramente. Segundo ela, a Emater está presente desde o início, oferecendo acompanhamento técnico e qualificação por meio de cursos.

“A Agência é muito atuante em Goianésia. Quando começamos na fazenda, eles visitaram a propriedade e desde então recebemos assistência técnica. Antes de conhecer a Emater eu não produzia quase nada, só ficava na propriedade entregando leite. Hoje também faço pães, feira e coloco meus produtos na merenda escolar. Abriu meu ponto de vista”, disse.

Sobre sua profissão, Ana Rita não esconde o apreço que sente pela rotina na zona rural. “É a coisa mais importante da minha vida. Meus olhos brilham ao ver que nasci para isso e a cada dia a certeza vai só aumentando. Me identifiquei tanto que não consigo me ver fazendo outro trabalho”, relatou alegre.

No Brasil, o campo é responsável pela geração de mais de 15 milhões de empregos em cerca de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários, conforme o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017. O país conta com uma área de 350 milhões de hectares ocupados pela agropecuária, ou seja, 41% de seu território. A força do trabalho rural é especialmente evidente em Goiás, onde o pessoal ocupado na área corresponde a mais de 490 mil pessoas. O estado conta com aproximadamente 152 mil estabelecimentos agropecuários.

Um desses estabelecimentos é o do pecuarista Ismair Antonio Mendanha, 52 anos, que também recebe acompanhamento da Emater. “Eu nasci nesta fazenda e aqui estou até hoje. Acho que o agro é muito importante para o país, pois somos nós que levamos o alimento para todos”, declarou. Localizada em Itauçu, sua propriedade é especializada em gado de leite e após o auxílio da Agência Goiana, realizado há mais de duas décadas, o pequeno produtor viu a produtividade dar um salto com a implantação de um sistema de pastejo rotacionado.

O rebanho de bovinos é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas dos galináceos. São 172.719.164 cabeças de gado em todo o país e mais de 17 milhões em Goiás. O estado produz 3 milhões de toneladas de leite por ano e 9 milhões de litros por dia. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite), existem 70 mil produtores de leite em Goiás, a maioria deles de pequeno porte.

Ismair Antonio, pecuarista assistido pela Emater

“Para nós é muito gratificante levar alimento para as pessoas”

Josimar de Souza Santos, 43 anos, é produtor de milho e hortaliças em Águas Lindas de Goiás. Para ele, uma das partes mais recompensadoras de seu trabalho é garantir o alimento na mesa de milhares de goianos. “A satisfação é imensa de plantar hoje e colher amanhã. Para nós, produtores, é muito gratificante ver que as pessoas estão sendo beneficiadas por estarem adquirindo um produto de primeira e com preço bem acessível”, afirmou. Sua fazenda, na zona rural do município, além da produção de vários alimentos, é responsável pela geração de empregos, uma vez que o agricultor conta com um atuante quadro de funcionários.

“No campo, se for deixar pela vontade e o serviço, a gente trabalha dia e noite. Eu tenho uma equipe que está trabalhando comigo, então, graças a Deus, também estamos gerando emprego. É muito bom ver a satisfação da pessoa quando é recompensada no final do mês”, comentou. Sobre o trabalho de assistência técnica, o agricultor prestou seus agradecimentos à Emater e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Vocês estão em nosso coração. Continuem nos orientando, que com certeza vai chegar sempre um produto fresquinho na mesa do nosso consumidor”, acrescentou.

Família Oliveira, produtores rurais do município de Itaberaí

A família Oliveira, de Itaberaí, também ressalta a importância do trabalho no campo. “Movimentamos a economia com a venda da produção oriunda das atividades agrícola e pecuária”, disse a matriarca Ângela Edmundo de Oliveira. Na propriedade, a família cria gado, suínos e aves, produção da qual retiram seu sustento. Segundo ela, com as ações da Emater, é possível desenvolver sistemas de produção mais sustentáveis entre agropecuaristas assistidos, gerando renda e conferindo competitividade para os pequenos negócios. “Famílias rurais com vida mais digna e de qualidade”, frisou.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767