Publicado: janeiro 2021

Última Atualização: agosto 2021

Programa Produzir Brasil

O Programa Produzir Brasil é fruto de parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Emater, e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sob a governança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com apoio do INCRA, cujo objetivo é fornecer assistência técnica e extensão rural a famílias produtoras ruais de 51 assentamentos, pertencentes a 30 municípios do Estado de Goiás.
Por ter a missão de contribuir para reverter o êxodo rural, o programa atua no sentido de incentivar a sucessão familiar, disponibilizar inovação tecnológica de produção, apoiar a organização e o cooperativismo, promover o acesso às políticas públicas e desenvolver o capital humano e social de forma que essas ações fortaleçam a estrutura e autonomia dos assentamentos.

Atuação

O Programa Produzir Brasil está pautado em três eixos de sustentabilidade sendo: o Produtivo, a Promoção Social e o Agroambiental. As atividades de assistência técnica e extensão rural consideram um ciclo de atuação que envolve cinco etapas: definição de público; diagnóstico e planejamento; elaboração e entrega dos produtos (Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento – Projetos Coletivos de Ater – Projetos Individuais de Ater); intervenções técnicas e avaliação.
O programa tem duração de 24 meses, se estendendo entre 01/01/2021 até 31/12/2022. Dessa maneira, para realização das atividades de caráter coletivo ou individual, conta com recurso disponibilizado via Anater, que participa com aporte de 70% do valor total, perfazendo R$ 5.490.532,69, e a Emater com aporte institucional de 30%, com valor de R$ 2.353.085,44.


Quem participa

O Programa Produzi Brasil tem como beneficiários os 2.005 assentados titulados ou em processo de titulação constantes na lista de famílias fornecida pela Anater/Incra/Mapa.
• Neste programa considera-se famílias de agricultores: os assentados, beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária, titulados ou em processo de titulação constantes na lista de famílias fornecida pela Anater/Incra/Mapa.

Assentamentos beneficiários



Resultados esperados

Desenvolvimento dos assentamentos dentro dos 3 eixos de sustentabilidade:
• Produtivo
• Promoção Social
• Agroambiental


Parceiros: