Projeto da Emater de produção e venda de mudas de plantas nativas do Cerrado a preços acessíveis é destaque no Agro Record

O Programa de Produção de Mudas e Sementes, desenvolvido na Estação Experimental Nativas do Cerrado, em Goiânia, pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), está disponibilizando mudas de plantas a preços acessíveis para pequenos produtores e demais interessados pelo produto. O projeto foi pauta de uma matéria do Agro Record, veiculada pela Record TV Goiás, no último domingo (05).

A equipe de reportagem esteve na estação da Emater para registrar o trabalho ali realizado. Respeitando todas as diretrizes de segurança estabelecidas pelas organizações de saúde para contenção do Novo Coronavírus, o jornalista Douglas Fernandes conversou com o gerente da Estação Experimental, Marcos Alves, e com o técnico da Emater, responsável pela manutenção do viveiro, Laureano Vargas.

O objetivo da iniciativa, elaborada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é estimular a recuperação de áreas degradadas no Cerrado, através do plantio de árvores nativas do bioma, e também oferecer novas alternativas de cultivo com preços acessíveis para os pequenos agricultores. “Nosso Cerrado está muito desmatado, então nós fizemos aqui um bosque com várias espécies nativas para coletarmos sementes,  multiplicarmos e fazermos mudas”, disse Laureano.

“A ideia é que a gente possa ofertar para o produtor a um custo subsidiado, de formo que ele consiga recompor a área e obter lucro, porque hoje o comércio de poupa de nativas do Cerrado é uma alternativa de recurso para a agricultura familiar”, explicou o gerente Marcos. São cultivadas no viveiro da Emater cerca de trinta espécies de plantas. 

Assista a reportagem completa:

YouTube player

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com