Rádio Emater está de volta em formato de podcast

Comunicação Setorial retoma antigo canal para marcar 62 anos de existência da Agência Goiana; em versão moderna e mais acessível, plataforma traz novo episódio com detalhes sobre a Esmera de Goiás, cerveja fabricada a partir de mandioca produzida pela agricultura familiar

No ano em que a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) celebra 62 anos de existência, a Comunicação Setorial do órgão retomou a antiga Rádio Emater em homenagem à trajetória da instituição. O canal de informações ao produtor rural que fez história na radiodifusão goiana chega neste mês de março em formato de podcast, conferindo modernização e democratização à plataforma, disponível gratuitamente on-line no serviço de streaming Spotify.

O episódio mais recente, lançado na última segunda-feira (29), traz todos os detalhes sobre a produção da Esmera de Goiás, cerveja fabricada pela Ambev com a fécula da mandioca produzida por agricultores familiares do Estado. A partir de ação conjunta entre a cervejaria e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater, Secretaria da Retomada e Gabinete de Políticas Sociais (GPS), pequenos produtores da raiz, que antes enfrentavam dificuldades de comercialização de seus produtos, agora podem vender a matéria-prima para a multinacional.

A apresentadora do podcast e chefe de Comunicação Setorial da Emater, Taynara Borges, conversou com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agência, Antelmo Teixeira, com o engenheiro agrônomo da Ambev, Fábio Ferreira, e com o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia. Os convidados falaram sobre o surgimento do projeto, as etapas produtivas e como o agricultor familiar goiano pode participar e vender sua produção.

Segundo Fábio, a iniciativa já é executada em outros quatro Estados do País: Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí. O intuito é utilizar produtos da agricultura familiar para a produção de uma cerveja regional em cada localidade. “Nós trouxemos esse projeto para o Estado de Goiás, apresentamos ele para o Governo e casou muito bem com o momento em que a gente estava vivendo, de pandemia, que era a retomada da economia”, esclareceu o engenheiro.

A escolha da mandioca foi pautada por um trabalho de pesquisa realizado previamente pela Ambev para conhecer as especificidades da cultura e as necessidades mercadológicas locais. A raiz foi identificada como um ingrediente-chave para o processo de produção das cervejas, por conta da sua profunda conexão emocional com a região e da alta quantidade de produtores desse alimento em Goiás.

De acordo com o diretor Antelmo Teixeira, a mandioca é uma planta amplamente adotada para cultivo por agricultores familiares e um importante ingrediente na culinária goiana. “É uma cultura completa. Não se desperdiça absolutamente nada, nem a parte aérea, nem a parte arbórea. E a sua raiz é utilizada nos diversos tipos de alimentação e receitas, farinha, bolos, mané-pelado, polvilho. […] Tem uma relação muito forte com a agricultura familiar”, afirmou ao programa.

Impacto socioeconômico da Cerveja de Mandioca

Inicialmente, o projeto contemplaria produtores do Nordeste de Goiás, região mais vulnerável economicamente. A administração estadual e a Ambev anunciaram posteriormente a ampliação para que os agricultores de todos os municípios possam participar. Para 2021, a expectativa é que sete mil toneladas de mandioca sejam adquiridas pela cervejaria.

O superintendente da Seapa, Donalvam Maia, explicou à Rádio Emater que os impactos do programa são tanto econômicos quanto sociais. “Nós entendemos que a agricultura familiar precisa de três pilares básicos: assistência técnica, crédito agropecuário e acesso a mercados. Nesse programa, talvez acesso ao mercado seja um dos pontos mais importantes porque é o que dá vazão aos produtos produzidos pelo produtor rural.”

Os agricultores interessados em comercializar mandioca para a Ambev devem preencher um formulário de pré-cadastro, disponível aqui. Também podem procurar o escritório local da Emater mais próximo por meio de teleatendimento, os números para contato estão disponíveis aqui. Além disso, é interessante acessar o Guia Prático para Cultivo da Mandioca, elaborado pelo Governo de Goiás com dados publicados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

OUÇA O EPISÓDIO #3 (O QUE MANDIOCA, CERVEJA E VOCÊ TÊM EM COMUM?)

Outros episódios

A Rádio Emater conta ainda com mais dois episódios lançados e já disponibilizados no Spotify. Para ouvir os programas, basta acessar o tocador e procurar por “Rádio Emater” na busca. Não se esqueça de seguir o canal para sempre ficar por dentro das novidades e não perder novos episódios.

OUÇA O EPISÓDIO #1 (O QUE A EMATER TEM A VER COM SUA COMIDA?)

OUÇA O EPISÓDIO #2 (ASSISTÊNCIA TÉCNICA ON-LINE, SIMULADOR DE CRÉDITO… CONHEÇA O EMATER MOBI)