Referência em inovação, aplicativo Emater MOBI é apresentado na Campus Party

Elton Minelli, gerente de TI da Emater, apresenta aplicativo Emater MOBI na Campus Party

Em painel voltado para projetos na área do agronegócio, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) apresentou o aplicativo Emater MOBI, no último sábado (07), no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, durante a Campus Party, um dos principais eventos tecnológicos do mundo. O mais novo produto de inovação da agência promove a aproximação e otimização dos serviços públicos com a sociedade.

Nesta edição, atendendo à vocação natural brasileira, e particularmente goiana, a Campus Party tem como um dos principais temas o agronegócio, com uma proposta de imersão em uma jornada multidisciplinar e digital. Nesse contexto, o Emater MOBI integrou o painel “Tecnologia e Sistemas Relacionados ao Agronegócio Goiano” – proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – ao lado da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Centro de Comando e Controle do Batalhão de Polícia Militar Rural da PM-GO.

Lançado oficialmente no último dia 09 de julho, na presença do governador Ronaldo Caiado, o aplicativo foi pensado e desenvolvido internamente, pela equipe de tecnologia da informação da Emater, tendo à frente o gerente de TI, Elton Minelli. Nas palavras do presidente da instituição, Pedro Leonardo Rezende, “o aplicativo Emater MOBI foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural], com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”.

Em linhas práticas, a plataforma irá otimizar a relação entre o produtor rural e os serviços a ele oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Emater, uma vez que cria um canal de comunicação direto entre o agricultor, no campo, e o técnico responsável pela oferta de assistência técnica. Além disso, o aplicativo também é destinado à sociedade em geral, que pode acompanhar, em tempo real, as notícias que envolvem a instituição e ainda sintonizar a Rádio Emater, antigo projeto da casa que foi retomado pela atual gestão.

Agronegócio na Campus Party

Pela primeira vez em Goiás, a Campus Party contou nesta edição com mais de 50 projetos ligados ao setor agropecuário. Durante o evento, diversos trabalhos foram apresentados, com o intuito de impulsionar a inovação e desenvolvimento tecnológico no campo. Entre as ideias expostas, o Emater MOBI ganhou destaque, em painel inteiramente voltado para a temática “agrotech”.

A tecnologia de agricultura ou tecnologia para o agronegócio tem estado cada vez mais em evidência, visto que o setor é um dos principais motores que move a economia brasileira. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a safra de 2018 movimentou mais de R$ 570 bilhões.

A Campus Party, que abriu espaço para programas tecnológicos de inovação rural, já é consagrada como a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Cultura Maker, Educação e Blockchain do mundo. O encontro aconteceu entre os dias 04 e 08 de agosto, reunindo cerca de 40 mil visitantes.

______
Comunicação Setorial – Emater
Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com