Região de Piancó recebe apoio técnico da Emater e Seapa

Representantes da Emater e Seapa em visita à região de Piancó | Imagem: Reprodução/Seapa

Uma equipe formada por representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Associação de Produtores de Piancó realizou, na última sexta-feira (29), uma visita na região, localizada próximo a Anápolis, para conhecer a realidade dos produtores rurais locais e analisar a situação diante da crise hídrica do município.

Ao todo, o local possui 185 produtores inseridos na futura Área de Preservação Ambiental (APA). Para a definição da APA, será realizado um Plano de Manejo, contendo o diagnóstico e o estudo de viabilidade, o que impactará diretamente esses produtores. O Plano vai contemplar ainda as práticas de produção, manejo e conservação do solo e água.

“A Emater já realizava um trabalho de conservação do solo na região em 2006. É uma área que precisa sempre ser trabalhada, haja vista a importância da bacia do Ribeirão Piancó, que abastece a cidade de Anápolis”, explicou o coordenador da Regional Rio das Antas, Pedro Américo, que esteve presente na visita.

O Ribeirão Piancó é a única bacia que fornece água tratada para o município goiano, que conta com mais de 300 mil habitantes. Prezando por sua preservação, a Seapa irá acompanhar, monitorar e orientar quanto ao estudo técnico do Plano de Manejo para que os produtores locais instalados na região não sejam prejudicados e o rio seja protegido.

Também participaram da visita, pela Emater, os extensionistas Pedro Ferreira, Divina Lúcia e Jeso Ferreira; pela Seapa, o gerente de Infraestrutura Rural da secretaria, Alexandre Câmara Bernardes; e a advogada Sara Romero, representando a Associação de Produtores de Piancó.

Com informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767