Renda anual de famílias assistidas pela Rede de Inovação Rural apresentou crescimento médio de 46%, aponta ‘Agro em Dados’

Metodologia inovadora implementada pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Rede de Inovação Rural provocou o aumento médio de 46,2% na renda anual bruta das famílias rurais assistidas pelo programa. Os números foram publicados na edição de janeiro do boletim ‘Agro em Dados’, divulgado na última quarta-feira (08), pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Atuante entre 2016 e 2019, a Rede de Inovação Rural é um projeto que busca ampliar o acesso à assistência técnica entre produtores rurais goianos, por meio de um sistema contínuo e em rede. O programa atende 511 famílias – divididas em 45 grupos – de 41 municípios goianos, trabalhando junto a elas aspectos relativos a planejamento e gestão da propriedade, cooperativismo e acesso à tecnologia.

Os dados mostram ainda que 21 dos 45 grupos de produtores beneficiados somaram renda anual no valor de R$ 22 milhões no último ano. O destaque de sucesso aconteceu no município de Flores de Goiás, na região nordeste do estado, onde a renda anual bruta das 20 famílias participantes teve crescimento médio de 324,5%, somando o total de R$ 587.107,00.

O periódico traz também informações sobre as safras de café, cana-de-açúcar, leite e outros itens em Goiás. Em 2019, O estado produziu 249,3 mil sacas de café arábica, com aumento da área cultivada de 17,4% e produtividade de 36 sacas por hectare, passando do 2º para o 1º lugar no ranking de produtividade do grão.

Elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria, o ‘Agro em Dados’ reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

Confira o ‘Agro em Dados’ de janeiro de 2020 neste link.


Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com