Lançado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto ‘Virada Ambiental’ contará com a participação do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O órgão sediou na manhã desta sexta-feira (23) uma reunião para definir estratégias para a realização do evento.
A finalidade da iniciativa é plantar pelo menos mil mudas de árvores em todos os 246 municípios goianos, no dia 22 de novembro, contemplando o conteúdo do Projeto de Lei 380 de 30/04/2019. A proposta sugere o reconhecimento da data como Dia da Consciência Ambiental em Goiás.
Segundo Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a Emater participará do projeto mobilizando as cidades e avaliando locais que sejam adequados para o plantio.
“Vamos participar na mobilização, a nível de local, e na definição de onde se plantar essas árvores. Colaborar na seleção das áreas de preservação, margens de nascente ou de mananciais. Vai ser decidido, com as entidades locais, mais universidades e escolas, qual o local apropriado para fazer o plantio dessas árvores”, explicou o diretor.
Representando a Alego, a secretária da Comissão, Luiza de Godoi, ressaltou a importância estrutural e técnica da Emater. De acordo com ela, a ampla presença da instituição em todo o estado pode ser aproveitada estrategicamente para a divulgação da ação nos municípios.
Também estiveram presentes na reunião representantes da Associação Goiana de Municípios (AGM-GO) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO).
Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com