Sanclerlândia recebe feira Pró-Genética neste sábado (23)

Evento promove comercialização de touros puros de origem a valores acessíveis para pequenos pecuaristas. Programação conta também com palestras e atendimento de instituições financeiras para esclarecimentos sobre Crédito Rural | Imagem: Divulgação/ABCZ

O município de Sanclerlândia, na Região Central do Estado, recebe mais uma feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética), com comercialização de touros puros de origem (PO) a preços acessíveis, neste sábado (23), a partir das 8h da manhã, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). 

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento conta também com palestras sobre genética bovina e empreendedorismo rural e atendimento de profissionais especializados para esclarecerem dúvidas sobre linhas de crédito agropecuário.

Os animais que serão comercializados na feira são considerados touros melhoradores. Os ofertantes, além de possuírem o registro definitivo da ABCZ, que certifica que o touro é puro de origem, necessitam apresentar diversos exames: o andrológico positivo, atestando a qualidade do animal como reprodutor; exame negativo para brucelose e tuberculose; e a comprovação de peso mínimo de acordo com a raça, idade e regime alimentar. 

Histórico

O Pró-Genética foi concebido pela ABCZ, sendo realizado conjuntamente com os governos estaduais e municipais representados pelos órgãos de extensão rural. A iniciativa foi colocada em prática pela primeira vez em Uberada, município de Minas Gerais.

Em Goiás, o programa é executado desde 2014 pela parceria entre ABCZ e Emater. A Agência Goiana é responsável por efetuar a mobilização dos pequenos e médios produtores e fornecer todo o suporte técnico e informacional em relação aos animais e como melhorar sua produtividade.

Desde que foi implantado no Estado até o ano de 2021, já foram comercializados, em mais de 15 municípios goianos, mais de 240 touros puro de origem das raças Nelore, Nelore Mocha, Tabapuã, Sindi e outras.

Confira a programação

SERVIÇO
Agro Sanclerlândia | Feira Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro
Data: 23/10/2021 (sábado)
Hora: 8 horas da manhã
Local: Centro de Referência em Assistencial Social de Sanclerlândia
Endereço: Rua Edmundo Gomes – 45 – Ors – Sanclerlândia-GO


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias