Seapa participa da Semana do Meio Ambiente

Programação proposta pelo Governo de Goiás, realizada pela Semad, tem debates on-line incluindo discussões sobre a gestão de recursos hídricos, que envolve campo e cidade

O Governo de Goiás realiza, nesta semana, de 1º a 5 de junho, uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente, com palestras e atividades on-line em alusão à data. A realização é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e conta com a participação de outras pastas e instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, é um dos convidados da programação, na quarta-feira, 3 de junho, no painel ‘Gestão de cenários de crise hídrica na bacia do Rio Meia Ponte e Piancó para o ano de 2020’. Antônio Carlos vai debater o tema junto à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis; o presidente da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), Ricardo Soavinski; e o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Marco José Melo Neves. Após as discussões, será realizada a transmissão on-line da entrega de outorgas sazonais de direito de uso no Alto Meia Ponte. Os interessados a participar podem se inscrever pela plataforma Zoom, pelo link: https://cutt.ly/tyFMbMc

De acordo com Antônio Carlos, a semana é uma excelente oportunidade de levantar discussões a respeito de políticas públicas que fortaleçam a discussão ambiental pertinente ao setor rural, uma vez que ambos estão ligados. “A pauta do meio ambiente é uma pauta do agro. O Governo de Goiás tem aproximado cada vez mais essas áreas, sobretudo em discussões como a gestão hídrica, que é extremamente importante para nós. Há uma necessidade do uso consciente da água, tanto por parte do campo, quanto da cidade, além de outras ações conjuntas, como a melhoria dos sistemas de captação e a revitalização das nossas nascentes”, considera.

A Semana

O tema escolhido para 2020 é Modernização da Gestão Ambiental. O evento conta com um circuito diário de atividades on-line e conferências. Umas das prioridades é a discussão a respeito do novo Sistema de Licenciamento Ambiental de Goiás. “A temática já vinha sendo pensada desde o ano passado pelas próprias mudanças pelas quais a Semad passa atualmente, com a nova lei de licenciamento ambiental”, diz a secretária Andréa Vulcanis. “Então, veio a pandemia e nos mostrou que, de fato, é um caminho inevitável e inadiável modernizarmos todos os aspectos da gestão pública enquanto serviço à sociedade”, afirma.

Outro tema importante diz respeito às correlações entre alterações ambientais e doenças: a pandemia como resultante do atual modelo civilizacional. As soluções possíveis e o caminho de desenvolvimento das políticas públicas ambientais são debatidos. Além das palestras e seminários, os participantes poderão assistir apresentações sobre as belezas naturais das unidades de conservação e das áreas de proteção ambiental do Estado.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da Semad