Serviços de Ater auxiliaram no desenvolvimento da agricultura familiar de Goiás em 2022

Balanço traz dados de programas e projetos da Emater ao longo deste ano

O último episódio de 2022 do Campo de Saber, série de webinários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), teve como palestrante o diretor de Ater, Antelmo Teixeira, expondo ao público um balanço dos trabalhos da área durante este ano.

Ao longo destes quase 365 dias, a Emater realizou um trabalho incansável, visando auxiliar na geração de renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. “Funcionamos no estado inteiro e temos uma organização administrativa distribuída em 12 unidades regionais, sendo que cada uma possui uma certa quantidade de municípios jurisdicionados a elas, o que faz com que todos os cantos de Goiás contem com a presença da Emater”, destaca Antelmo.

Durante o balanço, foram apresentados os resultados de projetos e programas da Agência obtidos em 2022, como por exemplo, o Pró-Genética, que somente neste ano comercializou mais de 30 touros puros de origem e movimentou cerca de R$ 460 mil; e o Integra Zebu, que implementou três Unidades Demonstrativas e uma Unidade de Referência Tecnológica para incentivar produtores a adotarem sistemas integrados para reformar e/ou recuperar pastagens degradadas.

Um dos serviços de maior interesse do público da Emater, o programa de Crédito Rural, neste ano, aplicou cerca de R$ 200 milhões em 87 municípios goianos e viabilizou a maioria dos pedidos de emissão de DAPs/CAF para o acesso de agricultores familiares a políticas públicas. “Somos uma das entidades que mais faz projeto de Crédito Rural para pequenos produtores, principalmente nas linhas dos recursos oriundos do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf)”, ressalta o diretor.

Para saber mais detalhes sobre os trabalhos de Ater da Emater em 2022, assista ao vídeo completo: