Técnicos da Emater recebem capacitação da GoiásFomento para atuação em nova linha de crédito rural

Capacita Agro é um programa de treinamento que irá apresentar aos extensionistas da Emater a plataforma que será utilizada na aquisição da linha de crédito Produtor Empreendedor. Esta é a etapa final para que o financiamento, voltado para agricultores familiares, passe a operar plenamente

Colaboradores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) irão passar por um programa de treinamento voltado para a atuação junto à mais nova linha de crédito específica para negócios agropecuários lançada pelo Governo de Goiás, o Produtor Empreendedor. Inaugurado na última terça-feira (21), durante conferência online transmitida pelo canal da Emater no YouTube, o Capacita Agro é promovido pela Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento).

A capacitação tem o objetivo de apresentar aos técnicos da Emater a plataforma da GoiásFomento que será utilizada no processo de aquisição do financiamento. O Produtor Empreendedor é uma linha de crédito destinada a empreendimentos rurais, com limite de até R$ 50 mil, prazo de pagamento de até 48 meses, carência de 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês, subsidiados pelo Fundo de Equalização do Estado (Fundeq). 

“O crédito rural é um dos pilares do sistema produtivo. É extremamente importante termos esta oportunidade de falar com todo o setor público sobre este tema e com os produtores rurais sobre as novas oportunidades, ações e políticas públicas que têm sido propostas pelo Governo do Estado de Goiás”, pontuou o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, na abertura do Capacita Agro. “Temos nos consolidado, através dos extensionistas rurais, como o principal agente bancário da agricultura familiar”, acrescentou.

Somente no primeiro semestre de 2021, a entidade foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos de aquisição de crédito para o setor rural familiar. De acordo com o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor foi destinado para investimento em propriedades localizadas em 70 municípios espalhados por todas as regiões de Goiás. 

O secretário da Seapa, Tiago Mendonça, ressaltou que o trabalho da Emater tem sido fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Tenho certeza que o extensionismo rural goiano será a grande alavanca motora que vai transformar a economia dos pequenos produtores”, disse. Segundo ele, é indispensável que a assistência técnica esteja associada ao acesso a linhas de financiamento, para que os integrantes da agricultura familiar possam alavancar sua produtividade e elevar seus rendimentos.

Conforme o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar, a capacitação dos técnicos da Emater é o último passo para que a linha Produtor Empreendedor entre em operação plenamente. “A expectativa é grande de que essa parceria vai render muitos frutos para os pequenos empreendedores do nosso Estado. A gente não consegue fazer isso sem o apoio dos extensionistas. O trabalho que eles irão desempenhar é fundamental para que a gente consiga fazer esse crédito chegar a quem realmente precisa”, disse.

Assista a transmissão de abertura do Capacita Agro completa:

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias