Unidade de Referência Tecnológica da Emater, em parceria com Embrapa, recebe visita de universidade inglesa

Stephen Ramsden, da University of Nottingham, veio conhecer sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta, com foco na agricultura familiar, e suas vantagens na produção leiteira

Na última segunda-feira (18), a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, juntamente com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realizou uma visita técnica na Fazenda Santa Barbara, propriedade localizada em Quirinópolis.

Na ocasião, os técnicos e pesquisadores das entidades apresentaram ao professor Stephen Ramsden, da University of Nottingham, universidade da Inglaterra, o sistema iLPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta com foco na agricultura familiar e suas vantagens para a produção leiteira. O sistema iLPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

A fazenda visitada é Unidade de Referência Tecnológica – URT nesse sistema. A URT foi instalada em 2016, sendo uma parceria entre a Emater, Embrapa e a marca Casa da Abelha, tendo como objetivo a difusão da tecnologia de iLPF para os agricultores familiares voltados para a produção de leite.

Na visita, o pesquisador da Embrapa, Abílio Pacheco, explica a importância da URT para a produção de leite com melhoria das pastagens, manejo dos animais e manejo da floresta. Também apresenta suas vantagens econômicas e técnicas com a implantação da cultura de eucaliptos na pastagem.

Já o proprietário da fazenda, José Ferreira, comenta sobre a experiência positiva da colaboração para a implantação do sistema em sua propriedade e enfatizou “que a parceria é um verdadeiro sucesso”, destacando o incremento da produção de leite na propriedade após a instalação do sistema iLPF.

Coordenador Regional da Emater, Sérgio Martins destaca evolução do sistema iLPF na Região Rio Paranaíba.  “Em 2016, apenas um produtor da agricultura familiar adotou a tecnologia. Após as divulgações com Dia de Campo e Visitas Técnicas na Fazenda Santa Bárbara, já são 71 propriedades que cultivam eucalipto nas pastagens – iLPF/IPF, com a parceria da Emater e Embrapa.” Sérgio ainda ressalta que todos os produtores são ligados a agricultura familiar.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves

Foto: Emater/Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com