Unidade modelo de conservação de solo e água do Estado, em implantação na Emater, recebe plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado

Força tarefa, composta por técnicos da Seapa, Emater e Sistema Faeg Senar, realizou o plantio das mudas doadas pela Semad na área da microbacia do Córrego Taquaral. Unidade servirá de modelo para produção agropecuária sustentável

O Governo de Goiás deu mais um passo para a implantação da Unidade Demonstrativa de Gestão de Solo e Água do Estado, que será instalada na Estação Experimental de Inovação Rural Santa Vitória, da Emater, em Araçu. Nesta semana, foram plantadas três mil mudas de árvores nativas do Cerrado que irão compor a recuperação da área da nascente da microbacia do Córrego Taquaral.

O plantio foi iniciado na terça-feira (23), envolvendo técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do programa Faeg Jovem, do Sistema Faeg Senar. Eles fizeram a preparação do local e o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado doadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Secretário Antônio Carlos, presidente Pedro Leonardo e superintende do Senar, Dirceu Borges, são recebidos por equipe da Agência em unidade de pesquisa de Araçu

Visita técnica

O plantio se estendeu também na quarta-feira (24), quando a área recebeu a visita do secretário de Agricultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, e do superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges. Eles fizeram o plantio de mudas, acompanharam o desenvolvimento do projeto, que já está com terraços construídos, e visitaram alguns dos experimentos desenvolvidos nos mais de 740 hectares da estação, a exemplo de cultivares com soja, milho semente, banana, mandioca, cana-de-açúcar, entre outros. A visita à unidade foi conduzida pelos servidores da Emater, Antônio José Alves Moreira (Macarrão) e Vitor Guerra.

Durante a visita, o secretário Antônio Carlos agradeceu o empenho das equipes e dos parceiros envolvidos no projeto, sobretudo nesta fase do plantio das mudas. “É gratificante ver o quanto o projeto está avançando e saber que em breve poderemos ter nesta área um campo modelo para a produção rural sustentável a ser replicado para produtores de todo o Estado”, avaliou. “O Governo de Goiás tem um cuidado especial para desenvolver o setor agropecuário, que é espinha dorsal de nossa economia, mas faz isso sem deixar de lado a preocupação com a questão ambiental. Tanto que a Seapa e a Semad têm caminhado juntas em diversas ações para recuperar nascentes, recuperar o solo e promover cada vez mais uma produção sustentável em nosso Estado.”

Presidente Pedro Leonardo planta na Estação Experimental de Inovação Rural Santa Vitória

O presidente da Emater, Pedro Leonardo, apresentou a unidade aos visitantes e agradeceu a equipe da agência que tem trabalhado para cuidar da estação e desenvolver pesquisa de qualidade na unidade. “Aqui temos mais de 740 hectares de área, nos quais são produzidas pesquisas, pelo trabalho dos nossos servidores e também com bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Temos experimentos de genética e de validação de nove culturas diferentes que são importantes para o desenvolvimento de cultivares que são disponibilizados aos produtores do Estado”, reforça.

Já o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, agradeceu o envolvimento do Sistema Faeg Senar como parceiro da iniciativa e destacou o trabalho feito nos últimos dois dias pelas equipes do programa Faeg Jovem. O programa do Sistema Faeg Senar visa a promoção da liderança, empreendedorismo e sucessão a jovens do Estado que atuam com agronegócio e que estejam vinculados a inovação por meio de eventos, cursos e processos, em etapas classificatórias e eliminatórias, de formação de lideranças.

Multiplicação

A implantação da Unidade Demonstrativa de Gestão de Solo e Água do Estado deverá seguir nos próximos meses com melhorias nos terraços construídos, adequações de projeto, cercamento da nascente e acompanhamento do desenvolvimento da área reflorestada.

Após finalizada, a unidade funcionará como um centro contínuo de divulgação dos resultados alcançados. O produtor poderá conhecer novos sistemas sustentáveis para o meio rural e optar por algumas técnicas conforme a realidade de sua propriedade. A expectativa é que sejam promovidas a partir do próximo ano ações como dias de campo e visitas técnicas para propagação das práticas adotadas.

Integram o comitê de implantação do projeto representantes da Emater, Seapa, Semad e Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)