Virada Ambiental promove ações em cerca de 200 municípios goianos

Instituições mobilizam população para participar do plantio de árvores em áreas degradadas e de outras iniciativas ambientais em suas cidades

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com outras 17 entidades, promovem no mês de novembro a 4° edição do Projeto Virada Ambiental. As ações são realizadas prioritariamente entre os dias 22 e 27, quando são efetivadas atividades simultâneas em cerca de 200 municípios goianos. O evento é uma iniciativa de mobilização social que tem como objetivo o incentivo ao plantio de espécies nativas do Cerrado, como também o intuito de resgatar a biodiversidade, recuperar serviços ambientais do ecossistema goiano e promover a compensação de carbono como forma de diminuir os prejuízos causados pelo efeito estufa.

A Emater é parceira do evento desde sua primeira edição, sendo uma das instituições responsáveis pela avaliação e seleção dos locais onde serão feitos os plantios dessas mudas e na identificação de nascentes, margens e/ou mananciais que se encontram desprotegidos, atuando em prol da recuperação destas áreas. A Agência também oferece suporte técnico e disponibiliza pessoal para palestras e apresentações durante todos os dias do evento.

“Participar da Virada Ambiental reafirma o posicionamento da Emater enquanto órgão público comprometido com o cuidado do meio ambiente. A união de esforços garante que sejam alcançados resultados cada vez mais significativos, trazendo a sociedade para refletirmos juntos sobre as tomadas de decisões e iniciativas inovadoras em prol da preservação ambiental”, afirma Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater.

Além da mobilização da comunidade e da seleção das áreas degradadas, a Emater também é responsável pela supervisão do plantio das espécies nativas, de forma que venha a garantir que seja realizado da maneira mais correta durante e no período posterior ao cultivo.

A capilaridade da Emater permite que a mobilização junto aos municípios seja cada vez maior. “Esse ano estipulamos a meta de 200 municípios inseridos, uma vez que, quanto mais pessoas se envolvam nessas ações, maiores são as chances do objetivo ser alcançado. Ao estimular a participação e levar informações sobre a importância da preservação ambiental, visto que todo o sistema de produção atualmente deve seguir critérios sustentáveis, promovemos uma consciência coletiva sobre o meio ambiente”, destaca Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater.

Sobre a Virada Ambiental

Iniciativa da UFG, em parceria com entidades públicas como a Emater, a AGM e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Projeto Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n°20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. Ainda em 2019, as instituições que apoiam o programa convidaram a sociedade para participar do plantio simultâneo de 160 mil mudas de espécies nativas nas mais diversas regiões de Goiás. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção ao meio ambiente.

SERVIÇO

Confira abaixo a programação de alguns dos municípios que participam da Virada Ambiental:

22/11 (terça-feira)

Abertura Oficial da Semana da Consciência Ambiental

Cidade: Goiânia/GO

Horário: 9h

Local: Estrada São Domingos, próximo a Elevatória de Água Bruta Meia Ponte da SANEAGO

Plantio de Mudas

Cidade: Abadia de Goiás/GO

Horário: 8h

Local: Nascente do Jardim do Lado (Região Sul)

Dia do Plantio dos Ipês