Virada Ambiental promove passeio ciclístico em Hidrolândia

A Virada Ambiental promove no próximo dia 22 de novembro, data em que é celebrado o Dia Estadual da Consciência Ambiental, um passeio ciclístico partindo às 9 horas da manhã do prédio da Prefeitura de Hidrolândia. Essa é uma das ações do evento, cuja finalidade é a realização de diversas atividades de conscientização ambiental, a principal delas sendo o plantio simultâneo de milhares de mudas de árvores nativas do Cerrado em mais de 180 municípios que já aderiram ao projeto.

O circuito, aberto ao público, conta com três modalidades de trilha: passeio (6,3 quilômetros), trilha hard (6,7 quilômetros) e trilha livre (1,0 quilômetro). A inscrição é uma muda de planta de qualquer espécie. Todas as diretrizes de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), em decorrência da pandemia de Covid-19, serão obedecidas.

Desde a primeira edição, em 2019, a Virada Ambiental tem o apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). No ano passado, foram plantadas mil mudas de árvores em cada um dos 167 municípios goianos que aderiram ao projeto. O evento ganhou tanta projeção, que neste ano houve adesão nacional, com a participação de um município fora de Goiás, Alpinópolis, em Minas Gerais.

O projeto, que tem o intuito de promover a conscientização coletiva quanto à importância da preservação da biodiversidade, nasceu por meio de uma parceria entre diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Associação Goiana de Municípios (AGM), Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e outros.

“São várias entidades unidas para sensibilizar a sociedade em relação à questão ambiental. A Emater tem participação decisiva, principalmente naqueles municípios que fizeram a adesão, com o objetivo de plantarmos o máximo de mudas possível no mesmo dia ou na mesma semana em que se comemora o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Nós estamos empenhados em repetir o sucesso que tivemos no ano passado”, explica o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira.

Assim como na primeira edição, a Emater, que caracteriza-se por sua presença em todas as regiões de Goiás, será responsável pela mobilização dos municípios e pela definição dos locais adequados para a realização do plantio. Serão selecionadas áreas de preservação e margens de nascentes ou mananciais.

A Virada Ambiental foi instituída pela Lei 20.552/GO. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio de mudas, nas condições do Cerrado. Durante a comemoração, a comunidade é convidada a refletir sobre o valor do plantio de espécies nativas do bioma, incentivando o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

Passeio ciclístico – Virada Ambiental
Data: 22/11/2020 (domingo)
Hora: 9h da manhã
Local de partida: Prefeitura Municipal de Hidrolândia (R. Dirceu Mendonça, 369 – Centro, Hidrolândia-GO)