Webinário marca contagem regressiva para Virada Ambiental

Evento, que conta com participação do diretor de Assistência Técnica da Emater, irá discutir os impactos das mudanças climáticas no abastecimento hídrico

Faltando apenas um mês para a Virada Ambiental, o projeto irá transmitir nesta sexta-feira (22), às 9h30 da manhã, pelo canal da Federação Goiana de Municípios (FGM) no YouTube, uma live sobre os impactos das mudanças climáticas no abastecimento hídrico e como a Virada Ambiental ajuda para combater o problema. O evento conta com a participação do diretor da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Antelmo Teixeira.

A Virada Ambiental acontece na semana que compreende o dia 22 de novembro, data em que é celebrado o Dia Estadual da Consciência Ambiental. O objetivo é promover durante o período ações de conscientização ambiental, sensibilizando toda a sociedade para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. Em 2020, o projeto teve a adesão recorde de 187 municípios goianos, quatro em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul, um no Ceará e um na Bahia.

O webnário terá a presença também do presidente da FGM, Haroldo Naves; presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Fox; professor da Universidade Federal de Goiás, Emiliano de Godoi; secretário Municipal Meio Ambiente de Catalão e presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma/GO), Silas José Tristão.

Racionamento

Neste ano, o Governo Federal publicou um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em alguns Estados, dentre eles, Goiás. Este ano o País vivencia o menor nível de chuvas em 91 anos, algo que pode trazer prejuízos tanto sociais quanto ambientais.

Já é classificada como crítica a situação dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da capacidade de geração de energia no território brasileiro. O armazenamento de água nesses locais atualmente é o menor para essa época desde 2015 e bem próximo do registrado em 2001, quando o País passou por um racionamento de energia.

Virada Ambiental

O projeto Virada Ambiental nasceu em 2019, com a Lei 20.552, que institui 22 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio nas condições do bioma Cerrado.

Com a comemoração, toda a comunidade, mobilizada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em locais selecionados por agentes da Emater, preferencialmente ao mesmo tempo. É um chamado para que o cidadão possa colocar em prática ações sustentáveis, contribuindo de fato para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa é coordenada pela UFG e conta com a parceria de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, entre elas a AGM, FGM, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

SERVIÇO
Webconferência: Importância da Virada Ambiental para os recursos hídricos e mudanças climáticas
Data: 22/10/2021 (sexta-feira)
Hora: 9h30 da manhã