Zootecnista da Emater apresenta técnicas para impulsionar produção de leite

Alexandre Alves trouxe dicas para aumentar a eficiência na produção e de preservação das pastagens

Em live transmitida nesta quarta-feira (22) pelo canal do Youtube da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o zootecnista da agência, Alexandre Alves, falou sobre o pastejo rotacionado e como impulsionar a produtividade leiteira nas propriedades rurais.

Segundo dados apresentados pelo zootecnista, o Brasil é o terceiro maior produtor de leite no mundo, sendo que a agricultura familiar responde por 68% do total dessa produção. O Estado de Goiás é o quarto maior produtor de leite no país, responsável por 9,13% da produção anual.

Alexandre destacou a importância dessa atividade na sucessão familiar no campo e o compromisso da assistência técnica aos pequenos produtores. “A Emater tem papel muito importante nesse sentido, de fomentar tecnologias para essa população, melhorando sua produtividade nos municípios”.

A organização de compras de insumos, capacitações na área, melhoramento das pastagens e o conforto dos animais são alguns dos principais pontos levantados durante a palestra para obter eficiência na produção leiteira.

Recuperação de pastagens

A pastagem é um ponto fundamental na produção de gado leiteiro e de corte, como ressalta Alexandre Alves. “Pastagem degradada é sinal de prejuízo ambiental. Uma questão muito importante que tem a ver com a sustentabilidade da pecuária brasileira é a recuperação da pastagem para ter sustentabilidade”.

A recuperação ou renovação da pastagem são práticas sustentáveis que serão indicadas por um técnico capacitado. Enquanto a primeira é feita com o controle de invasores e adubação, o segundo método tem um custo e um tempo maior, com a remoção de toda a área degradada.

O pastejo rotacionado é outra técnica de preservação, que visa aumentar a produção leiteira, proporcionando maior ganho por hectare. Ela consiste em dividir o pasto em piquetes de ocupação e descanso, que serão pastejados em ciclos para preservar o solo e a qualidade do pasto.

Confira a palestra na íntegra

YouTube player