Para apresentar o balanço do trabalho pela agroindústria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no último semestre, as extensionistas da área social, Janete Rocha e Rosângela Caparrosa, participaram de uma reunião com o Grupo de Fortalecimento das Agroindústrias Familiares de Goiás.
Os representantes das agroindústrias goianas se reuniram com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, e com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta. Na ocasião, além da apresentação dos resultados do trabalho, os participantes também discutiram a importância que a atividade possui para o estado.
“É importante ressaltar que as agroindústrias de pequeno porte desempenham um papel fundamental na geração de emprego e renda, na valorização da agricultura familiar e na promoção da segurança alimentar. Portanto, é necessário que sejam implementadas medidas que incentivem o seu crescimento e fortalecimento, possibilitando a sua participação efetiva no mercado”, afirma Janete Rocha.
A agroindústria desempenha um grande pape no Brasil, sendo um setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Ela contribui significativamente para a geração de empregos, a produção de alimentos, a exportação de produtos agrícolas, a agregação de valor à matéria-prima, o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade ambiental. Além disso, também fortalece a segurança alimentar, impulsiona a economia nacional e promove a inclusão social, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os consumidores.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias