Emater conquista Selo Diamante na 5ª edição do prêmio Goiás Mais Transparente

Categoria inédita foi criada para abranger instituições com maior excelência em transparência

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foi agraciada com a categoria Diamante do Prêmio Goiás Mais Transparente, nesta quinta-feira (07/12). A instituição evoluiu comparada aos anos anteriores, em que obteve Ouro. O evento ocorreu no Auditório Goyazes, dentro do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, e faz parte do Programa de Compliance Público  do Poder Executivo de Goiás.

O prêmio foi recebido por Elton Minelli, gerente de Tecnologia da Informação e responsável pela área de Transparência da instituição. De acordo com o gestor, foram necessárias diversas mudanças no site da agência para aprimorar e facilitar o acesso às informações. “Tivemos que criar um sistema para isso e acionar áreas como recursos humanos, compras, obras, convênios, etc. Foi um trabalho conjunto. Com isso, qualquer pessoa pode facilmente entrar no portal e ter acesso a esses dados”, comenta.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a transparência é fundamental para a credibilidade de uma instituição. “O selo Diamante é resultado do nosso compromisso em apresentar ao cidadão a prestação de contas de todos os recursos que são investidos nas ações realizadas pela Emater em todo o estado de Goiás”, ressalta.

Nas quatro primeiras edições, o maior prêmio possível era o de Ouro. Mas, com a crescente melhoria no desempenho das instituições participantes, a Controladoria Geral do Estado observou a necessidade da criação de um reconhecimento ainda maior. O selo Diamante só é concedido aos participantes que se adequarem a pelo menos 99.9% das exigências da organização. A Emater e mais 24 organizações estaduais, obtiveram pontuação máxima (100%) nesta categoria.

Goiás Mais Transparente

O Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), criado em 2019, avalia seus participantes nos âmbitos de Ética, Gestão de Riscos, Transparência e Responsabilização. Cada uma dessas esferas possui seu próprio prêmio.

O prêmio Goiás Mais Transparente  é direcionado pela Lei de Acesso à Informação Goiana (nº 22.060/23). Nela, foi estabelecida a regulamentação que deve ser obedecida por todas as entidades controladas direta ou indiretamente pelo estado de Goiás, a fim de tornar a relação Governo-Cidadão o mais transparente e verdadeira possível.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias