Com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental nos municípios goianos, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou da abertura da 5ª edição do projeto Virada Ambiental na manhã desta quarta-feira (22). Chamado de “Dia D”, a solenidade contou com o plantio simbólico de mudas no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goianápolis.
Com ações em mais de 240 cidades do estado, o projeto é uma iniciativa de mobilização social que tem como objetivo incentivar o plantio de espécies nativas do Cerrado, resgatar a biodiversidade, recuperar serviços ambientais do ecossistema goiano e promover a compensação de carbono como forma de diminuir os prejuízos causados pelo efeito estufa.
O presidente da Emater Rafael Gouveia, reforça o comprossimo da Emater com o projeto Virada Ambiental. “Através do trabalho dos nossos técnicos, indicamos as áreas de preservação permanente que precisam ser recuperados, além das espécies nativas recomendadas para cada região resultando na recuperação de nascentes e na manutenção de bacias hidrográficas, que são fundamentais para a sociedade”, afirma.
“Por meio das unidades locais, levamos as ações do projeto para todos os municípios que participam da Virada Ambiental. Como uma instituição pública de assistência técnica que atende agricultores familiares goianos, a Emater tem um papel muito importante na mobilização e conscientização ambiental das famílias rurais”, destaca Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater.
A Agência é parceira do projeto desde sua origem, sendo uma das instituições responsáveis pela avaliação e seleção dos locais onde serão feitos o plantio de mudas e na identificação de nascentes, margens e/ou mananciais que precisam ser recuperados em todo o estado de Goiás.
Histórico
O projeto Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n° 20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como principal objetivo a sensibilização de toda a sociedade sobre a importância do plantio de espécies nativas para a conservação da biodiversidade, melhorando assim a qualidade ambiental nas bacias hidrográficas. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção do meio ambiente no território goiano.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias