Publicado: junho 2018
Última Atualização: agosto 2023

Acessibilidade

Acessibilidade pode ser definida como a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação e da comunicação, inclusive dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, bem como de outros serviços e instalações. Para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a acessibilidade possibilita uma vida independente e com participação plena em todos os seus aspectos; e para todas as pessoas, em diferentes contextos, pode proporcionar maior conforto, facilidade de uso, rapidez, satisfação, segurança e eficiência. (W3C Brasil).

Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não. Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).

Na parte superior do Portal está a barra de acessibilidade. Nela se encontram atalhos de navegação padronizados e as opções para alterar o contraste, orientações sobre acessibilidade e mapa do site. A barra de acessibilidade está disponível em todas as páginas.


Atalhos Padronizados

Teclas de Atalho
Firefox Chrome Ópera Ação
Alt+Shift+1 Alt+1 Alt+1 Ir para o início do conteúdo principal da página
Alt+Shift+2 Alt+2 Alt+2 Ir para o menu de navegação principal
Alt+Shift+3 Alt+3 Alt+3 Ir para o campo de busca interna
Alt+Shift+4 Alt+4 Alt+4 Ir para o rodapé da página
CTRL + CTRL + CTRL + Aumentar o tamanho da fonte
CTRL – CTRL – CTRL – Reduzir o tamanho da fonte
CTRL 0 CTRL 0 CTRL 0 Para retornar ao tamanho normal da fonte

Leis e decretos sobre acessibilidade:

  • Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
  • Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 – formato .pdf (35,5Kb) – Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG
  • WCAG 2.0 de 2008 – Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web do Consórcio World Wide Web.
  • Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 – Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações.
  • Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
  • Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 – Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

 

Símbolo de acessibidade utilizado no Portal

simbolo_de_acessibilidade
(Símbolo Universal de Acessibilidade da Organização das Nações Unidas – ONU)