Publicado: Fevereiro 2021

Última Atualização: Junho 2024

Arranjos Produtivos Locais (APL)

O programa dos Arranjos Produtivos Locais do Estado de Goiás (APL Goiano), atua no desenvolvimento regional, por meio do apoio e fomento das cadeias produtivas goianas. Incentiva o empreendedorismo e competitividade das micro, pequenas e médias empresas. A iniciativa se baseia na interação, cooperação e aproximação do setor produtivo com órgãos governamentais.
É um aglomerado de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, operando em atividades correlacionadas e que apresentam vínculos expressivos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem.

Objetivo do programa

Trabalhar de forma sistematizada as cadeias produtivas de produtos oriundos da atividade agropecuária de determinadas regiões do estado, com foco no planejamento, organização dos produtores rurais e produção. Além disso, dar maior alcance aos empreendedores familiares rurais, principalmente àqueles localizados em regiões do estado de maior vulnerabilidade social.

Ações e Atividades

• Participação na estruturação e desenvolvimento dos Arranjos Produtivos priorizados.
• Apoio aos atores na elaboração das peças de planejamento (Diagnóstico e no Plano de Desenvolvimento Provisório).
• Auxílio na elaboração dos projetos de captação de recursos para os produtores rurais e suas organizações, com o objetivo de melhorar a estrutura produtiva e operacional.
• Assessoramento na elaboração dos planos de ações das comunidades contempladas com bens de produção do programa.