Publicado em: 18 Junho 2018
Atualizado em: Setembro 2023

Perguntas frequentes

Onde posso receber a assistência técnica da Emater?

A Emater trabalha de forma descentralizada, em Unidades Locais de assistência técnica e extensão rural em mais de 200 municípios goianos, Unidades Regionais (12) e Unidades de Pesquisa Agropecuária (5). AQUI você encontra lista com telefones, endereços e horário de funcionamento de todas as unidade.

Como posso adquirir sementes produzidas pela Emater?

As sementes são vendidas nas unidades locais e regionais da Emater, nos municípios, e na Unidade Central, em Goiânia.
Além das sementes, a Emater comercializa suínos descarte. Ocasionalmente são vendidos frutas, soja, milho como resíduo de pesquisa.

Onde são feitos os treinamento da Emater?

Os treinamentos são realizados de diferentes formas, pois o serviço de extensão é uma forma de ensino não formal que usa metodologias próprias como Dias de Campo, Unidades Demonstrativa, Unidades de Observação, Demonstração de Resultados, Demonstração de Métodos, Semanas Tecnologias, Vitrine Tecnologia, Agrishow, excursões técnicas, além das as metodologias do ensino formal, como cursos. Eles são ministrados o mais próximo possível da demanda, principalmente no campo e nas unidades municipais. Em Goiânia temos o Centro de Inovação Rural (antigo Centro de Treinanemnto da Emater – Centrer) localizado no Campus II da UFG, com estrutura para treinamento e acomodação para 150 pessoas. A listagem dos treinamento pode ser obtida nas unidades locais e na sede, via telefone, ou e-mail.

Quem pode ter acesso à biblioteca da Emater?

A biblioteca está situada na Unidade Central da Emater em Goiânia e está aberta no horário de expediente. Pode ser visitada e consultada por qualquer pessoa interessada nos temas da agricultura e pecuária.

Onde posso encontrar as sementes Emgopas, desenvolvidas pela Emater?

As pesquisas em soja são feitas nos campos e estações experimentais por pesquisadores da Emater em parceria com a iniciativa privada e a Embrapa . As sementes básicas são produzidas pela pesquisadores e disponibilizadas para a iniciativa privada com recebimento de royalties pela Emater. A iniciativa privada multiplica e comercializa as sementes.

A Emater elabora projetos técnicos para os agricultores?

Sim. A Emater tem como publico prioritário os agricultores familiares e as equipes locais estão treinadas para elaboração de projetos de credito rural e projetos técnicos. Quando o projeto demanda maior tecnologia ou especialidades inexistente no município a equipe de especialistas do Central apoia na elaboração do projeto.

Para fazer um financiamento do Pronaf necessito da Declaração de Aptidão (Pronaf – DAP). A Emater pode ajudar?

As unidade locais estão aparelhadas para atender a essa demanda.

A Emater vende mudas de fruteiras e de flores?

A Emater incentiva a criação de viveiros. No Centro de Inovação Rural existe uma das maiores coleções de bromeliáceas do Centro-Oeste. Além disso, projetos executados com agricultores têm produção de bananas com cultivares tolerantes à doenças tradicionais. O melhor caminho é conversar com o extensionista do seu município que ele poderá lhe indicar o que há de melhor para seu cultivo.

A Emater oferece estágios para estudantes de ciências agrárias ?

Os estágios dependem da existência de vagas e das condições financeiras para cobrir as despesas com o estagiário.