Emater instala Galeria de Presidentes em sua sede

A Galeria de Presidentes, com fotografias de ex-gestores da Agência, compõe a galeria permanente no hall de entrada da instituição

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) instalou em sua sede, em Goiânia, a Galeria de Presidentes, que integra a galeria permanente, inaugurada em junho deste ano, no hall de entrada do prédio. 

“A Galeria de Presidentes é uma forma de valorizar e homenagear a trajetória de pessoas que fizeram parte da construção da Emater”, declara o atual presidente, Pedro Leonardo Rezende. A galeria também está disponível no formato virtual, no site da Agência Goiana. 

Criada em março de 1959, a Emater já contou com 22 presidentes nos seus 63 anos de existência. Dentre eles, Lilian Aparecida Valadão, a única mulher a presidir a instituição, no ano 2000. Na época, a Emater se chamava Agência Rural e todas as suas atividades institucionais haviam sido transferidas à então Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro).

História

Durante as mais de duas décadas de história, a Emater passou por diversas reconfigurações. Quando criada, a agência recebeu o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás (Acar Goiás).

Em 1975, a associação foi unificada à Coordenadoria de Assistência Técnica da Secretaria da Agricultura, passando a se chamar Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (Emater- GO).

No ano de 1999, a entidade foi rebatizada de Agência Rural e, em 2010, foi reativada e passou a ter como competências básicas a execução da política estadual de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária e a promoção de atividades de classificação de produtos de origem vegetal e de certificação de produtos de origem animal.

No ano seguinte, se tornou Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) por meio da Lei Estadual nº 17.257, se tornando uma entidade autárquica estadual, dotada de personalidade jurídica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Em 2015, a partir da extinção da pasta de Agricultura, a Emater foi jurisdicionada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). Em 2016, assumiu o status de autarquia especial, adquirindo maior autonomia funcional, administrativa e orçamentária, de acordo com as normas da administração pública.

No entanto, somente com a recriação da Seapa, em 2019, a Emater passou de fato a atuar de maneira extensiva, com foco no desenvolvimento rural sustentável, por meio da geração de empregos no campo, inclusão produtiva e elevação da renda e qualidade de vida das famílias rurais.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias