Emater realiza Encontro da Agricultura Familiar em Mineiros para definir novas ações de cooperativismo em 2023

Reunião permitirá que cooperativas e representantes de produtores façam um planejamento colaborativo a fim de melhorar o desenvolvimento agrícola da região (Foto: Divulgação)

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promove, no dia 10 de fevereiro, o Encontro da Agricultura Familiar, em Mineiros, no Auditório do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). A intenção do evento é avaliar as ações executadas em 2022 e iniciar o planejamento das atividades a serem colocadas em prática no ano de 2023 junto aos agricultores familiares do município, além da realização da plenária do Território Rural de Identidade Parque das Emas.

A Emater é responsável por liderar e coordenar o encontro, além de também disponibilizar técnicos para orientações junto aos produtores. O objetivo é fazer um planejamento participativo com cooperativas e lideranças de agricultores familiares da região para a elaboração de um plano de ação conjunta para o desenvolvimento da produção agrícola durante o ano.

“O encontro é de extrema importância para os produtores, pois é o momento que eles têm para nos apresentar as demandas e dificuldades de suas produções. E isto norteará as ações das organizações envolvidas neste cooperativismo, no sentido de fortalecer a agricultura familiar nos municípios da nossa região”, explica Márcia Maria de Paula, supervisora da Emater em Mineiros.

O Território Rural de Identidade Parque das Emas engloba nove municípios do sudoeste de Goiás, sendo eles: Perolândia, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis. Desta forma, a ideia da plenária é unir esforços para solucionar problemas que são comuns entre essas cidades.

Além da Emater, participam do encontro instituições como o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes – Núcleo de Agroecologia), a Prefeitura de Mineiros (Secretaria de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços), Cooperativa da Agricultura familiar de Mineiros (Coopermin), Território Rural de Identidade Parque das Emas, Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar de Mineiros (Creditag), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agricultura familiar (Neaf) da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Podem se inscrever para participar do encontro lideranças dos agricultores familiares do Território Rural de Identidade Parques das Emas, representantes de instituições que trabalham com agricultura familiar e lideranças comunitárias e políticas da região.

SERVIÇO

Data: 10 de fevereiro

Local: Auditório do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes)

Endereço: Rua 22 esq. c/ Av. 21, Setor Aeroporto | CEP: 75833-130

Programação:

13h – Inscrições

13h30 – Abertura do Encontro

14h – Palestras:

Goiás Fomento: Linha Produtor Empreendedor

Cadastro da Agricultura Familiar (CAF): documento que substitui a DAP

Apresentação das Ações de Extensão do Território em andamento

15h – Trabalhos em Grupo

16h – Apresentação dos Grupos e Encaminhamento Plenário do Território

17h – Encerramento

Mais informações: (64) 3661-5745 (UL Mineiros – Emater) ou (62) 98152-1544 (Márcia)


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias