Emater leva ao interior comemorações pelo Dia da Mulher

Ações são desenvolvidas em parceria com entidades locais com a finalidade de promover o empoderamento feminino no campo

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária realiza diversos trabalhos para homenagear a mulher rural. As atividades desenvolvidas pela Agência visam valorizar o trabalho daquelas que trabalham em prol do desenvolvimento no campo e são exemplos nesta área.

Em Valparaíso está sendo realizado, nesta sexta-feira (08), o Encontro de Mulheres Vitimas de Violência com a ONG Magnólia. As atividades acontecem das 9h30 às 12h, próximo à Escola Ambiental da cidade. O evento, que conta com a parceria do Centro de Referência Social (CRAS) local, tem a expectativa de que 30 famílias sejam atendidas. O objetivo é fazer uma aproximação não só com as mulheres, como com suas famílias, para um trabalho que será contínuo de geração de confiança e de conscientização. Um dos meios adotados para isto será a apresentação das atividades realizadas pela Emater para mulheres, como cursos e oficinas.

Também nesta sexta-feira (08) são esperadas 30 mulheres para o Encontro da Mulher Rural em Firminópolis. O evento acontece das 13h às 16h no Salão Comunitário da região e é realização exclusiva da Emater. O Encontro da Mulher Rural oferecerá palestras sobre a relação da mulher e do trabalho por ela desempenhado no campo. O objetivo é ressaltar a importância da mulher na agricultura, no sentido de valorizar esse trabalho. Após a palestra, as mulheres participarão de uma confraternização em que haverá brincadeiras e também será ofertado um lanche.

Em Abadia de Goiás a Emater também tem encontro marcado com as mulheres da região, mas o evento será realizado no dia 9 de março (sábado), das 15h às 18h30, no Salão Paroquial da cidade. Neste encontro, a Emater, em parceria com a Prefeitura e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local, ministrará palestras sobre autoestima e empoderamento e também abordará questões práticas, principalmente referentes à saúde. A expectativa é que compareçam até 400 mulheres.

Já em Nova Veneza a comemoração acontece no dia 15 de março (sexta-feira), no Encontro Municipal das Mulheres, evento tradicional da cidade que já está na sua 22ª edição. As ações serão desenvolvidas das 13h30 às 18h no Clube Recreativo Municipal e a organização espera que compareçam 500 pessoas. Na ocasião são realizadas palestras de cunho informativo, apresentações culturais, sorteios de brindes e é também oferecido um lanche. Novamente, o foco está em mulheres que possuem forte ligação com o campo. O evento conta com a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal.

A Emater Goiás, deseja à todas as mulheres um feliz dia. Seja no campo ou na cidade, que está data nos sirva para lembrar que não só no dia 08 de março, mas durante todo ano, cada mulher merece igualdade, respeito, valorização e reconhecimento por seu trabalho.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Nivaldo Ferr