Emater e Seapa realizam visita técnica em Formosa para lançamento do PAA Estadual

Programa prevê aquisição de alimentos da agricultura familiar para repasse a entidades filantrópicas e destinação a pessoas em situação de vulnerabilidade social; primeiras entregas já estão sendo realizadas por 62 agricultores familiares | Imagem: Divulgação/Emater

Equipes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) estiveram, na última quinta-feira (08), em Formosa, município do Entorno do Distrito Federal, para uma visita técnica de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA/GO), operacionalizado pelo Governo do Estado.

Na ocasião foi dado o início das primeiras entregas de alimentos adquiridos de 62 agricultores familiares às entidades sociais identificadas e cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Em Formosa, as instituições filantrópicas cadastradas para receber as doações são o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e as Obras Sociais da Diocese de Formosa.

O PAA Estadual estabelece a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas regionais de suplementação alimentar, além do desenvolvimento da economia local. O Governo de Goiás adquire, pela modalidade Compra com Doação Simultânea, alimentos in natura ou processados e repassa os produtos para as entidades sociais que, por sua vez, os distribuem para pessoas em condições de vulnerabilidade social.

“Esse programa é importante pois apoia os produtores rurais familiares no momento da comercialização e prevê a doação para entidades filantrópicas. Esse é o papel da Emater, apoiar os produtores rurais e as camadas da sociedade em situação de vulnerabilidade”, explica o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, que esteve presente na visita à Formosa.

Primeira-dama de Formosa, Caroline Marques, presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, superintendente da Seapa, Donalvam Maia, e produtor rural participante do PAA Estadual | Imagem: Divulgação/Emater

Na ocasião, o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, ressaltou a importância da atuação do Estado em oferecer suporte aos pequenos produtores na etapa de comercialização. “O PAA atua em várias frentes, ajuda o produtor rural a comercializar. Assim, o dinheiro que o produtor recebe em razão desta venda será utilizado na cidade, girando a economia e garantindo empregos”, esclarece.

No total, 823 produtores da agricultura familiar, de 92 municípios, foram selecionados para a participação no PAA Estadual a partir da publicação de dois chamamentos públicos realizados no segundo semestre de 2020, com recursos da ordem de R$ 5,36 milhões captados do Ministério da Cidadania. As entregas serão realizadas semanalmente, conforme a demanda das entidades recebedoras, durante um período de 10 meses.

De acordo com a primeira-dama de Formosa, Caroline Marques, a expectativa é que a economia local seja fortalecida e alimentos saudáveis sejam inseridos na rotina das famílias do município. “A parceria veio a agregar em nosso trabalho, levando benefício às famílias que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e que agora estão recebendo esses produtos que vêm da zona rural, levando sustento”, afirma.

A execução do PAA Estadual é feita pela Seapa e Emater com apoio da Secretaria da Retomada, OVG e GPS, como resultado da adesão do Estado de Goiás na operacionalização do programa originalmente do Ministério da Cidadania.

Entidades filantrópicas de Formosa repassam alimentos às pessoas em vulnerabilidade social | Imagem: Divulgação/CRAS-Formosa

Municípios

Dos 100 municípios participantes do PAA Estadual, 92 tiveram propostas de agricultores familiares contempladas. São eles: Abadia de Goiás, Abadiânia, Acreúna, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso, Amorinópolis, Anápolis, Anicuns, Aparecida de Goiânia, Araçu, Aragoiânia, Araguapaz, Aurilândia, Bom Jardim de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caiapônia, Campestre de Goiás, Campos Belos, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Ceres, Cezarina, Cidade Ocidental, Cristalina, Cristianópolis, Damianópolis, Diorama, Doverlândia, Faina, Flores de Goiás,  Formosa, Gameleira, Goianápolis, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Guapó, Heitoraí, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Itapirapuã, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jaupaci, Jussara, Luziânia, Mairipotaba.

Ainda nessa lista: Minaçu, Mineiros, Moiporá, Monte Alegre de Goiás, Morrinhos, Morro Agudo de Goiás, Mozarlândia, Nerópolis, Nova Veneza, Novo Gama, Orizona, Padre Bernardo, Palminópolis, Paranaiguara, Petrolina de Goiás, Perolândia, Pirenópolis, Porangatu, Portelândia, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João da Paraúna, São João d’Aliança, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Silvânia, Trindade, Uirapuru, Uruaçu, Uruana, Valparaíso de Goiás, Varjão e Vianópolis. Os municípios de Aragarças, Fazenda Nova, Goiandira, Ivolândia, Maurilândia, Pires do Rio, São Miguel do Passa Quatro e Vila Boa não realizaram nenhum cadastro de proposta.