Emater fortalece cultivo de hortaliças em Goiás

Ações da Agência de Inovação Rural elevam produtividade e renda de produtores familiares em até 50%

No Brasil são cultivadas mais de 80 espécies de hortaliças, leguminosas e herbáceas para satisfazer a mesa dos brasileiros. O número é expressivo e a tendência aponta para um consumo crescente, principalmente em razão do alto valor nutricional destes alimentos e pelo não uso de agrotóxicos, a cada dia mais evitado pela população.

Atenta a todas estas questões, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, responsável pelo fomento do campo em Goiás, tem contribuído com produtores rurais por meio de ações e projetos pioneiros em um trabalho de fortalecimento desta cultura no Estado. Somente no ano de 2018, dos mais de 33 mil atendimentos voltados para agricultura, mais de 4 mil foram direcionados a produtores destes alimentos.

O volume é significativo e, na avaliação do técnico e supervisor de Agricultura da Agência, Alípio Magalhães, “a tendência é que o consumo de hortaliças aumente cada vez mais”.

E mesmo sem dados recentes, Alípio garante que de lá para cá esse número aumentou. “O uso contínuo do solo contribui para produção de grande volume por área, criando lavouras temporárias e a rotação de solo que desenvolve um solo saudável e com diversidade de plantação, aumentando a procura da cultura no estado”, explica.

Incremento na renda familiar

Arquivo pessoal

Em 2018, a Emater desenvolveu o projeto Cultivo de Hortaliças, beneficiando 18 famílias do município de Itaberaí. Para cada uma delas, e em conjunto com seus membros, foi elaborado um projeto específico para produção de hortaliças que seriam comercializadas em feiras do munícipio. Como resultados, as 18 famílias tiveram o aumento médio da produtividade e da renda em 50%.

Um dos participantes foi o produtor Hélio Batista, que assegura que o aprendizado impactou de maneira positiva e significativa na sua horta e na de seus vizinhos. “Esse projeto contribuiu muito com a gente, incentivou a nossa produção. Estamos em um patamar de produção ótimo, vendendo nossos produtos na feira da cidade.”

Segundo o técnico Joaquim Roberto Lino, a Emater tem o papel de ensinar o cultivo das hortaliças sem degradar o meio ambiente e sem comprometer a saúde humana, principalmente no momento em que o país promove incentivos a ações sociais voltadas para a melhoria da qualidade alimentar da população.

Hélio destaca a importância do investimento da Emater em olerícolas. “Fomos muito bem recebidos com cursos e assistência.”

Dicas para cultivo

O cultivo de hortaliça encontra melhores condições de desenvolvimento em climas amenos, com chuvas leves e pouco frequentes. Baixas temperaturas diminuem o crescimento, a frutificação e a maturação. Temperaturas mais altas são adequadas na época do florescimento e da maturação.

Para o controle com pragas e doenças é preciso que as plantas sejam cuidadosamente observadas todos os dias para que qualquer ataque de pragas ou doenças possa ser controlado logo no início. As principais doenças são causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides.

A Emater tem como papel promover a atividade em campo para o fortalecimento da agricultura familiar sempre em consonância com a sociedade, desenvolvendo o processo de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários, inclusive das atividades olerículas.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Matheus Alves | Fotos: Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 99276-8126 comunicacao.ematergo@gmail.com