Agricultores familiares assistidos pela Emater comemoram participação da Tecnoshow 2024

A iniciativa teve como objetivo valorizar o trabalho dos produtores e contribuir para geração de renda

Durante a feira agropecuária Tecnoshow Comigo 2024, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) proporcionou a diversos agricultores familiares assistidos um espaço para comercialização dos seus produtos. A Feira da Agricultura Familiar atraiu o público com a venda de queijos, doces, biscoitos, castanhas, farinhas, artesanatos – em crochê, madeira e cabaças – entre outros itens produzidos pelas famílias que contam com a assistência dos técnicos da Agência.

“Nosso objetivo é dar visibilidade ao trabalho da agricultura familiar goiana e reforçar a importância da atividade para segurança alimentar e para a economia de todo o país. Além disso, também buscamos valorizar os produtores rurais que são assistidos pela Agência e contribuir para geração de renda das famílias”, afirma o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

O casal, Wellington e Lucélia, que mora em um assentamento Pontal do Buriti em Rio Verde, participaram da Feira da Agricultura Familiar realizada pela Emater na Tecnoshow. “Agradecemos muito à Emater e todos os seus profissionais, que têm nos apoiado com assistência técnica de qualidade e pela confiança em nosso trabalho. Conseguimos mostrar e comercializar nossos produtos na maior feira do agronegócio realizada em Goiás, graças ao incentivo que recebemos da Emater”, afirma Wellington.

A Feira da Agricultura Familiar também beneficiou a Luciana, que vendeu doces, e a Laura, que trabalha com artesanato. As produtoras afirmaram que a oportunidade de comercialização excedeu suas expectativas e gostariam de participar das próximas edições do evento ao lado da Emater.

De acordo com a produtora rural Josuelma Soares, de Santa Rita do Araguaia, a participação na Tecnoshow superou todas suas expectativas: “A Emater me surpreendeu pelo atendimento e pelo suporte que nos deram nestes cinco dias de feira. Não só aqui, mas também no meu sítio. Vocês sempre estiveram me acompanhando e isso é valorizar o produtor rural da agricultura familiar. Isso é estar junto, é abraçar mesmo a nossa causa”, declara.

A Feira da Agricultura Familiar garantiu visibilidade e espaço de mercado para uma categoria muito importante para o estado de Goiás. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) mostram que, no território goiano, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total. Além disso, o Censo Agropecuário de 2017 afirma que agricultura familiar gera cerca de 10,5% do valor de produção total do estado.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias