Agricultores familiares de Goiandira formam entidade representativa

Grupo visa aproximação de políticas públicas para benefício dos produtores da região

Produtores familiares do município de Goiandira definiram, em assembleia no dia 10 de janeiro, a fundação da Associação dos Pequenos Produtores Familiares da Região do Lageado. A reunião contou com a presença de 31 pessoas, incluindo produtores rurais da região, técnicos da Emater das unidades de Catalão e Ipameri, o prefeito de Goiandira, Alisson Peixoto, os vereadores João Fernandes e Pedro Gilberto dos Santos e o Gerente Administrativo da Emater de Goiânia Dorivam Nascimento Da Cruz.

Segundo o extensionista da Emater Alexandre Xavier, a iniciativa para fundar a associação surgiu de um trabalho entre a agência goiana e os produtores na busca por alternativas que aproximassem a comunidade rural das políticas públicas voltadas para agricultores familiares.

“Uma associação legalmente registrada possibilita a seus associados que se façam ouvir nos espaços de decisão pública, como os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável, de educação, saúde, segurança, meio ambiente, entre outros. Além de representar seus interesses em câmaras municipais, em políticas e programas governamentais, ou mesmo para obterem acesso a algumas linhas de crédito”, explica Alexandre Xavier.

A diretoria eleita é composta por quatro associados, Maria Aparecida Ferreira Cardoso na presidência e Robson Lara Nascimento na vice-presidência. “A associação surgiu através da iniciativa da Emater que, vindo de casa em casa, nos apresentou as melhorias que podemos fazer quando nos unimos”, conta o vice-presidente.

Apoio na compra de insumos, venda em conjunto dos produtos da comunidade e aquisição de maquinários são alguns dos benefícios esperados a partir da associação, explica Maria Aparecida Ferreira. “Notamos que com a ajuda do técnico Alexandre, estamos encontrando formas de ficar mais unidos. Acredito que, em breve, teremos retorno positivo”, conclui a presidente.